Home Destaque Coaf inicia moagem com atraso devido chuvas mas com perspectiva positiva
DestaqueÚltimas Notícias

Coaf inicia moagem com atraso devido chuvas mas com perspectiva positiva

Compartilhar

O cenário chuvoso dos últimos meses trouxe dois cenários para a moagem de cana em PE. O primeiro é que atrasou o início da moagem pelas usinas no estado. Mas, por outro lado, inverteu a perspectiva de queda na safra em função do veranico (estiagem acentuada nos meses iniciais dentro do período histórico de chuva).

Um exemplo vem da usina da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), localizada em Timbaúba, na Zona da Mata Norte. A unidade, que costuma iniciar a moagem em meados de agosto, começou só nesta semana, mas, com uma perspectiva de moer 900 mil toneladas de cana até janeiro – montante bem maior do que previsto antes.

“Ao invés de redução, deveremos repetir a mesma moagem da última safra (900 mil toneladas), graças a chuva que tem vindo abundante depois do veranico de abril/maio, invertendo o cenário pessimista para safra”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf.

Diante do quadro otimista, o dirigente já fala que a fabricação de etanol pela usina será maior do que na última safra, e a de cachaça será recorde. O etanol terá prioridade em relação à produção de açúcar neste início da safra. Mas poderá haver alguma mudança a depender do preço praticado pelo mercado mundial, que não está atrativo no momento. Contudo, Lima adianta que deverá produzir menos açúcar do que a safra anterior.

Quanto ao preço da cana, embora a safra esteja só começando, Lima acredita que pode ficar/ser menor do que a temporada anterior. A razão para o pessimismo está atrelado a vários fatores, inclusive pela ATR (taxa de açúcar recuperável) que costuma reduzir quando o período é mais chuvoso.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

etanol
Últimas Notícias

Aumento na mistura de etanol à gasolina melhora cenário para usinas

O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, está considerando aumentar a mistura...

Últimas Notícias

Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos

Shell e Rubens Ometto, da Cosan, tinham colocado na mesa uma injeção...

Últimas Notícias

Vale fecha acordo com chinesa Shandong para afretar os primeiros navios movidos a etanol

A Vale fechou um contrato de afretamento de 25 anos com a...