Home Últimas Notícias CoafVale assume usina Pumaty com aval judicial, das famílias proprietárias, AFCP e cooperativas
Últimas Notícias

CoafVale assume usina Pumaty com aval judicial, das famílias proprietárias, AFCP e cooperativas

Compartilhar

Nesta quinta-feira (4), Nelson Cabral da Costa e Cláudio Gesteira, em nome das famílias proprietárias da usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Zona Mata Sul, junto dos dirigentes da unidade, Gregório Maranhão e Marcos Margela, deram posse a diretoria da Cooperativa de canavieiros do local (CoafVale), que ficará à frente da unidade ao menos por 10 anos, conforme o contrato firmado. A iniciativa tem o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), de outras cooperativas do tipo na região (CooafSul) e com aval judicial.

A cerimônia de posse, que contou com a participação também do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar e do Álcool, Saulo Valentim, foi realizada em frente ao parque industrial depois do Poder Judicial levar em conta o pedido da família, então representada por Nelson Cabral da Costa e Claudio Gesteira, solicitando o arrendamento da Pumaty pela CoafVale. O contrato já havia sido firmado desde 2023, quando foi mediado pela AFCP, por Alexandre Andrade Lima, presidente do órgão canavieiro em PE.

Lima e os presentes na posse realçaram a importância da iniciativa, pois garante, a partir desta nova safra, a continuidade do funcionamento da usina de maneira sustentável e através do cooperativismo profissional, no padrão da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), como vem sendo praticado pela usina Coaf em Timbaúba, na Mata Norte do Estado.

Portanto, agora é oficial, a Pumaty foi arrendada pela cooperativa CoafVale e moerá no segundo semestre. A previsão é de moer 850 mil toneladas de cana e gerar cerca de 5 mil empregos diretos no campo e na indústria. O apontamento da usina começará logo depois da ligação da energia elétrica na unidade.

“Somos gratos a todos os envolvidos para que isso seja possível, inicialmente a Deus, a família proprietária da usina e ao Poder Judiciário que fez justiça ao garantir a CoafVale na gestão da Pumaty”, fala Severino Barbosa, vice-presidente da Cooperativa do Vale.

A AFCP e a CoafVale já se preparam para fazer uma grande reunião com os fornecedores da região a fim de garantir a união do setor pelo desenvolvimento da nova cooperativa de canavieiros no comando da usina, com efeitos positivos para toda a cadeia produtiva da cana, em destaque para os fornecedores locais e toda a economia da Mata Sul.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...