Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Coagro terá mais uma usina em operação em 2023

Publicado

em

Mais uma unidade sucroenergética deve voltar no Estado do Rio de Janeiro, na região de Campos de Goytacazes, que  já foi um importante produtor de cana-de-açúcar do país. A Coagro (Cooperativa Agroindustrial) que moeu cerca de 834 mil toneladas de cana em 2022, tem a previsão de aumento da safra deste ano, com abertura de mais uma unidade, que deve entrar em operação a partir de agosto.

Com o clima favorável, a estimativa é de esmagar 900 mil toneladas de cana de açúcar este ano, com um faturamento que deve alcançar R$ 300 milhões, segundo Frederico Paes, presidente da cooperativa para o Jorna O Globo.

O mix de produtos deve mudar. Com a questão da isenção dos impostos sobre combustíveis, a Cooperativa deverá ter uma safra mais açucareira.

“Estamos preocupados com a política de preços do governo para os combustíveis. A redução do ICMS de 2022 reduziu a competitividade do etanol. E no mercado internacional, o açúcar está em alta”, explicou ele ao jornal O Globo.

A Coagro tem a expectativa de produzir  1 milhão de sacas de açúcar (de 50 quilos cada), o dobro do ano passado, e 25 milhões de litros de etanol, metade do volume produzido em 2022.

A Coagro tem dez mil cooperados cadastrados, sendo três mil deles ativos; são pequenos produtores da região. Hoje, a cooperativa conta com uma usina, a Sapucaia, com capacidade para processar até 1,5 milhão de toneladas de cana. Falida, a unidade foi arrendada pela Coagro em 2015 por 30 anos.

Agora, a cooperativa fechou o arrendamento por 15 anos de outra usina fechada, a Paraíso, que pode processar até 800 mil toneladas de cana, gerando 1,5 mil empregos na safra. “Estamos investindo R$ 43 milhões para reformar a Paraíso, que vai beneficiar os produtores da Baixada Campista”, relata.

Com informações de O Globo
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading