Últimas Notícias
Coagro terá mais uma usina em operação em 2023
![](https://revistarpanews.com.br/wp-content/uploads/2023/01/sapucaia-coagro.webp)
Mais uma unidade sucroenergética deve voltar no Estado do Rio de Janeiro, na região de Campos de Goytacazes, que já foi um importante produtor de cana-de-açúcar do país. A Coagro (Cooperativa Agroindustrial) que moeu cerca de 834 mil toneladas de cana em 2022, tem a previsão de aumento da safra deste ano, com abertura de mais uma unidade, que deve entrar em operação a partir de agosto.
Com o clima favorável, a estimativa é de esmagar 900 mil toneladas de cana de açúcar este ano, com um faturamento que deve alcançar R$ 300 milhões, segundo Frederico Paes, presidente da cooperativa para o Jorna O Globo.
O mix de produtos deve mudar. Com a questão da isenção dos impostos sobre combustíveis, a Cooperativa deverá ter uma safra mais açucareira.
“Estamos preocupados com a política de preços do governo para os combustíveis. A redução do ICMS de 2022 reduziu a competitividade do etanol. E no mercado internacional, o açúcar está em alta”, explicou ele ao jornal O Globo.
A Coagro tem a expectativa de produzir 1 milhão de sacas de açúcar (de 50 quilos cada), o dobro do ano passado, e 25 milhões de litros de etanol, metade do volume produzido em 2022.
A Coagro tem dez mil cooperados cadastrados, sendo três mil deles ativos; são pequenos produtores da região. Hoje, a cooperativa conta com uma usina, a Sapucaia, com capacidade para processar até 1,5 milhão de toneladas de cana. Falida, a unidade foi arrendada pela Coagro em 2015 por 30 anos.
Agora, a cooperativa fechou o arrendamento por 15 anos de outra usina fechada, a Paraíso, que pode processar até 800 mil toneladas de cana, gerando 1,5 mil empregos na safra. “Estamos investindo R$ 43 milhões para reformar a Paraíso, que vai beneficiar os produtores da Baixada Campista”, relata.