Home Últimas Notícias Colombo Agroindústria inaugura nova fábrica de açúcare amplia foco em exportação
Últimas NotíciasDestaque

Colombo Agroindústria inaugura nova fábrica de açúcare amplia foco em exportação

Compartilhar

Com capacidade para 150 mil toneladas de açúcar VHP e foco em exportação, unidade eleva participação do produto no mix da companhia de 40% para 55%

A Colombo Agroindústria inaugurou na quinta-feira, 9 de outubro, sua nova fábrica de açúcar na unidade de Palestina (SP). Com capacidade instalada para produzir 150 mil toneladas anuais de açúcar VHP (Very High Polarization), o investimento marca um movimento estratégico da companhia para ampliar sua presença no mercado exportador e elevar a participação do produto em seu mix de produção — que passa de 40% para 55%.

O açúcar VHP, tipo bruto com baixa umidade e fina camada de melaço, é voltado principalmente à exportação e tem como destino os mercados da Europa e da Ásia, onde é refinado antes de chegar ao consumidor final. A nova planta também contribui para a geração de 60 empregos diretos na região.

“Este projeto marca um novo capítulo para a empresa, construindo um legado que valoriza nossas raízes e abre caminhos para as futuras gerações. Ele traduz o propósito da Colombo: crescer com responsabilidade, respeitando as pessoas, as comunidades e o meio ambiente”, afirmou Luís Marcelo Spadotto, CEO da Colombo Agroindústria.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da família Colombo, colaboradores, autoridades locais e representantes do setor sucroenergético. Os convidados puderam conhecer as instalações e acompanhar demonstrações do processo produtivo, conduzidas pela equipe de Segurança do Trabalho.

“Este projeto marca um novo capítulo para a empresa, construindo um legado que valoriza nossas raízes e abre caminhos para as futuras gerações”, disse Luís Marcelo Spadotto, CEO da Colombo Agroindústria.

Sustentabilidade e eficiência

A nova unidade foi equipada com tecnologias de ponta em automação, cristalização, cozimento e centrifugação, garantindo maior eficiência e padronização dos processos. O projeto também priorizou práticas sustentáveis, com baixo consumo energético e sistema de reuso de água no resfriamento das torres.

“O projeto garante geração zero de resíduos, reforçando as práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente. Concluído em apenas 13 meses, é resultado de planejamento estratégico e dedicação para unir inovação e crescimento”, destacou Hélio Pavani, diretor industrial da Colombo Agroindústria.

Desde o planejamento, a segurança foi tratada como prioridade, com investimentos contínuos em capacitação das equipes, cumprimento rigoroso das Normas Regulamentadoras e ações voltadas à qualidade de vida dos colaboradores.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...