Home Açúcar Com expansão do etanol de milho, brasil exporta DDGS para Vietnã
AçúcarÚltimas Notícias

Com expansão do etanol de milho, brasil exporta DDGS para Vietnã

CNA
Foto/Ilustração
Compartilhar

Depois que o Brasil expandiu sua produção de etanol a partir do milho, embarques de DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis), um coproduto rico em nutrientes e que serve de ingrediente para ração animal, estão cada vez mais frequentes.

Um navio deixou o porto brasileiro de Paranaguá no início desta semana, transportando cerca de 55 mil toneladas de DDGS rumo ao Vietnã, informou a autoridade portuária de Paranaguá para a Reuters.

A produção brasileira de etanol de milho é estimada em 4,5 bilhões de litros na safra 2022/2023, um aumento de 31% em relação à temporada anterior, segundo dados da Unem (União Nacional do Etanol de Milho). Esse número, segundo a entidade, representará cerca de 15% da produção total de etanol no Brasil se essa projeção for confirmada.

A carga enviada é a terceira remessa de DDGS de Paranaguá. Duas cargas anteriores foram para o Reino Unido e Turquia, segundo a fonte à Reuters. O primeiro reporte de um embarque brasileiro de DDGS foi em 2019, quando 27 mil toneladas foram enviadas via Paranaguá, de acordo com dados da agência brasileira de transporte aquaviário.

No ano seguinte, dois carregamentos totalizando 56.251 toneladas foram enviados dos portos de Paranaguá e Santos, mostraram os dados. Em 2021, quase 118 mil toneladas foram embarcadas de portos privados em Sergipe e Amazonas, segundo o mesmo conjunto de dados.

Nos sete meses de 2022, e sem contar a carga de hoje, cerca de 101,4 mil toneladas de DDGS foram embarcadas principalmente por Imbituba, porto catarinense, informou a autoridade portuária de Paranaguá à Reuters.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...