Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Com planta de biometano, Usina Cocal passa a produzir gás carbônico

Publicado

em

cocal

A Usina Cocal, localizada em Narandiba, SP, começou a operar, em março, uma planta de gás carbônico industrial. A produção de gás carbônico “food-grade”, alcançou um ritmo tão bom, que permite garantir entregas ao mercado.

De acordo com reportagem do Jornal Valor Econômico, a aposta no gás carbônico “food-grade”, muito usado em indústrias de refrigerantes e cervejarias, só foi possível porque a Cocal já tem uma planta de biometano. Em uma usina de cana convencional, só se obtém o gás carbônico no período de cerca de oito meses em que ocorre a moagem de cana, já que ele resulta do processo de fermentação da sacarose para a produção de etanol.

A companhia investiu R$ 25 milhões na unidade que foi erguida em 18 meses. Na planta anexa de biometano que a Cocal construiu, também há emissão de gás carbônico no processo de transformação do biogás. Com isso, a operação pode se estender por todos os meses do ano, já que a empresa armazena torta de filtro (resíduo da usina) para que a biodigestão em biogás também ocorra na entressafra da cana.

André Gustavo Alves da Silva, diretor comercial e de novos produtos da Cocal disso ao Jornal Valor que para entrar no mercado de gás carbônico “food-grade”, é fundamental assegurar o suprimento ao longo do ano, o que não seria possível se a empresa aproveitasse apenas o CO2 de sua usina de etanol. “Nesse mercado, a garantia de suprimento é tão importante quanto preço”, disse.

Silva acredita que o fato de a Cocal produzir o gás carbônico a partir de uma planta como a cana, e não de uma matéria-prima de origem fóssil, pode atrair clientes que buscam um “diferencial de sustentabilidade” no produto.

A expectativa é que a capacidade atual da planta garanta à empresa uma participação de mercado de 3% a 5%. A planta da Cocal tem capacidade de processar 48 toneladas de CO2 por dia, ou 16 mil toneladas ao ano. Desde maio, a planta já está operando em sua capacidade máxima.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade