Home Últimas Notícias Com queda no preço dos insumos, é o melhor momento para compra de fertilizantes
Últimas Notícias

Com queda no preço dos insumos, é o melhor momento para compra de fertilizantes

Compartilhar

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de dezembro de 2023 fechou em 0,89, uma queda de 6% em relação a novembro (0,95). Durante o período, houve uma queda no preço dos fertilizantes e das commodities agrícolas. Quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca, principalmente quando o número fica abaixo de 1.

O preço dos fertilizantes caiu 4% em dezembro, em relação a novembro, principalmente na Ureia (11%) e no Cloreto de Potássio (6%), com estabilidade no Fosfato Monoamônico e no Superfosfato Simples.

A melhora do IPCF também é resultado da redução de cerca de 3% nos preços das commodities agrícolas em relação ao mês anterior, liderada pela cana-de-açúcar com queda de cerca de 7%. A safra da cana está se desenvolvendo com grandes volumes processados pelos moinhos da indústria sucroenergética, o que proporcionou a queda nos preços. Outra commodity que apresentou redução no preço foi a soja, que caiu em média 1% em relação a novembro, com o mercado atento às produtividades do início da colheita no Brasil.

Já o valor do milho subiu cerca de 11%, devido à preocupação com uma safrinha menor. Com menos volume disponível no mercado, o preço do grão segue elevado. Quanto ao algodão houve estabilidade no preço de um mês para o outro.

O câmbio apresentou estabilidade de um mês para o outro reagindo melhor em um cenário de menor risco global. O cenário geopolítico internacional ainda é uma preocupação e, embora o setor de agronegócios não tenha sido diretamente impactado pela guerra Hamas x Israel até o momento, é um assunto que segue com bandeira amarela para o mercado.

No momento o foco do mercado está no início da colheita da soja no Brasil e possíveis revisões de produção esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma vez o impacto climático não foi considerado pelas instituições. Em janeiro, o setor estará atento para o início do plantio das safrinhas de milho e algodão.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Últimas Notícias

Agro sustenta superávit de US$ 4,3 bilhões em janeiro; açúcar recua em valor com queda de preços

O agronegócio foi decisivo para que o Brasil iniciasse 2026 com superávit...