Home Destaque Combustíveis: “Zero o imposto federal se os governadores zerarem o ICMS”, diz Bolsonaro
Destaque

Combustíveis: “Zero o imposto federal se os governadores zerarem o ICMS”, diz Bolsonaro

O intuito do setor sucroenergético é fortalecer a cooperação técnica e a troca de experiências sobre etanol brasileiro com a Índia.
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro reclamou nesta quarta-feira, 5, que o governo tem tido problemas com a alta dos preços dos combustíveis e voltou a responsabilizar os Estados. Ele lançou um desafio para que governadores aceitem mudar a cobrança do ICMS para que o imposto passe a incidir sobre o preço da refinaria.

“Eu zero o (imposto) federal, se zerar ICMS. Está feito o desafio aqui. Eu zero o (imposto) federal hoje e eles (governadores) zeram ICMS. Se topar, eu aceito. Está ok?”, declarou Bolsonaro.

Ele afirmou que reduziu o preço do combustível “três vezes nos últimos dias” e que a medida não teve impacto no preço cobrado na bomba.

“Problema nós temos. Olha o problema que estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governador, eu quero que o ICMS seja cobrado no combustível lá na refinaria, e não na bomba”, disse Bolsonaro. “Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias e na bomba não baixou nada.”

Questionado sobre a contrariedade de governadores à proposta, Bolsonaro reagiu: “É lógico que governadores são contra (mudar regra de ICMS), arrecadação, né?”.

O presidente vem defendendo uma alteração na cobrança do ICMS sobre combustíveis. Segundo ele, o imposto é o responsável pelos altos preços cobrados na bomba ao consumidor e devia ser cobrado nas refinarias, e não no ato da venda no posto de combustível, como ocorre atualmente. De acordo com Bolsonaro, pelo sistema atual, os postos aumentam o preço final para compensar o gasto com o imposto. Os tributos federais que incidem sobre combustíveis são a Cide e o PIS/Cofins.

Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. 
Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Raízen vende usina Continental ao Grupo Colorado por R$ 750 milhões

A Raízen S.A. (B3: RAIZ4) informou que, em conjunto com sua controlada...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

Safra 2026/27 será de gestão radical de custos e o Headcount precisa estar no radar

Estamos caminhando para o fim da safra 25/26 com quebra de produção...

Últimas NotíciasDestaquePopular

Novas soluções biológicas impulsionam a produtividade da cana

Com perdas de até 30% na produtividade por ataques de nematoides na...

Últimas NotíciasDestaquePopularRecursos Humanos

Especial RH: Ferrari X Bicicleta

Como você tem usado você na vida? por Renato Fazzolari É interessante...