Home Últimas Notícias Cooperativa Pindorama terá primeira usina de etanol de milho
Últimas Notícias

Cooperativa Pindorama terá primeira usina de etanol de milho

Usina Pindorama (Foto:Divulgação)
Compartilhar

A usina Pindorama, localizada em Alagoas, anunciou ontem, 15,  que iniciará a produção de etanol de milho. Ela será a primeira Usina Flex do Norte-Nordeste do Brasil. A usina, que já produz etanol de cana, possui toda a estrutura de equipamento, maquinário e suporte técnico e energético, o que viabilizou a logística para produção do etanol de milho e facilitou sua implantação por um custo menor do que se ela fosse autônoma.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a Pindorama está autorizada a produzir, diariamente, até 340 mil litros de hidratado e 160 mil litros de anidro. Além disso, a projeção é que as obras ampliem esses valores para, respectivamente, 540 mil litros e 300 mil litros.

De acordo com o  presidente da Cooperativa, Klécio Santos, o processo de economicidade foi fundamental para alcançar a viabilidade do projeto em Alagoas. “Nós temos estrutura de balança, de laboratório, de caldeiras, energia e gestão. Isso tem um peso enorme, se não fossemos fazer do jeito que estamos fazendo, com custos mais baixos e que nos dá a certeza e segurança de que o projeto nasceu e foi pensado com viabilidade fantástica”, disse o presidente

A obra não aconteceu de uma hora para outra, de acordo com Santos. A cooperativa investiu há três anos na unidade. “Quando resolvemos ampliar a capacidade de produção de energia, adquirimos uma nova caldeira. Passamos um ano em sua montagem e, a partir daí, veio o projeto do milho e virão outros projetos, como o milho para consumo humano, com a produção de fubá e flocão de milho”, afirmou para a Agência N9.

Ao lado da destilaria, a Pindorama está concluindo outra unidade industrial, com equipamentos de última geração, onde funcionará a fábrica de flocão, produto utilizado para um dos principais pratos da culinária nordestina: o cuscuz.

Para armazenar a produção e o milho, estão sendo construídos quatro novos silos com capacidade de 50 mil sacos cada um, além de um elevador para transporte do grão.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Usina Coruripe
DestaqueÚltimas Notícias

Usina Coruripe obtém financiamento internacional de R$ 530 milhões

Operação financeira está vinculada ao cultivo de cana-de-açúcar em áreas certificadas A...

India
Últimas Notícias

Índia tem segundo déficit de açúcar consecutivo com fechamento antecipado de usinas

A produção de açúcar na Índia deverá ficar abaixo do consumo pelo...

Últimas Notícias

Termos de negociação entre Raízen e credores já geram insatisfação

Proposta inicial mantém aporte de R$ 4 bilhões e prevê conversão de...