Home Últimas Notícias Cooperativa Pindorama terá primeira usina de etanol de milho
Últimas Notícias

Cooperativa Pindorama terá primeira usina de etanol de milho

Share
Usina Pindorama (Foto:Divulgação)
Share

A usina Pindorama, localizada em Alagoas, anunciou ontem, 15,  que iniciará a produção de etanol de milho. Ela será a primeira Usina Flex do Norte-Nordeste do Brasil. A usina, que já produz etanol de cana, possui toda a estrutura de equipamento, maquinário e suporte técnico e energético, o que viabilizou a logística para produção do etanol de milho e facilitou sua implantação por um custo menor do que se ela fosse autônoma.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a Pindorama está autorizada a produzir, diariamente, até 340 mil litros de hidratado e 160 mil litros de anidro. Além disso, a projeção é que as obras ampliem esses valores para, respectivamente, 540 mil litros e 300 mil litros.

De acordo com o  presidente da Cooperativa, Klécio Santos, o processo de economicidade foi fundamental para alcançar a viabilidade do projeto em Alagoas. “Nós temos estrutura de balança, de laboratório, de caldeiras, energia e gestão. Isso tem um peso enorme, se não fossemos fazer do jeito que estamos fazendo, com custos mais baixos e que nos dá a certeza e segurança de que o projeto nasceu e foi pensado com viabilidade fantástica”, disse o presidente

A obra não aconteceu de uma hora para outra, de acordo com Santos. A cooperativa investiu há três anos na unidade. “Quando resolvemos ampliar a capacidade de produção de energia, adquirimos uma nova caldeira. Passamos um ano em sua montagem e, a partir daí, veio o projeto do milho e virão outros projetos, como o milho para consumo humano, com a produção de fubá e flocão de milho”, afirmou para a Agência N9.

Ao lado da destilaria, a Pindorama está concluindo outra unidade industrial, com equipamentos de última geração, onde funcionará a fábrica de flocão, produto utilizado para um dos principais pratos da culinária nordestina: o cuscuz.

Para armazenar a produção e o milho, estão sendo construídos quatro novos silos com capacidade de 50 mil sacos cada um, além de um elevador para transporte do grão.

Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Projeto de lei “anti Combustível do Futuro” gera onda de críticas entre lideranças

Proposta do deputado Marcos Pollon (PL-MS) permite que postos e distribuidores de...

Temos VagasÚltimas Notícias

Usina Coruripe oferece vagas de emprego para atuação em Minas Gerais

Empresa vai contratar profissionais de níveis médio, técnico e superior para cidades...

Últimas Notícias

Coamo contrata ICM para fornecer equipamentos para unidade de etanol de milho

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, a maior cooperativa agrícola da América do Sul,...

Últimas Notícias

Aumento da mistura do etanol na gasolina sai ainda em 2025, segundo MME

O governo deve aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina para...