Home Últimas Notícias Cotações de milho sobem com colheita acelerada
Últimas Notícias

Cotações de milho sobem com colheita acelerada

Compartilhar

Nas semanas de julho, o mercado de milho em São Paulo e em outras regiões produtoras do Brasil passaram por mudanças significativas. A combinação de um avanço acelerado na colheita e de recentes aumentos dos preços internacionais e da moeda norte-americana têm influenciado os planos de venda e os preços no mercado interno.

Na semana de 8 a 14 de julho, a colheita da segunda safra de milho estava adiantada, com estados como Mato Grosso e Paraná já tendo colhido mais da metade de suas áreas. A comercialização no mercado spot permanecia lenta. Consumidores priorizavam o recebimento de milho negociado antecipadamente ou adquiriram apenas lotes pontuais, o que levou a uma queda nos preços. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea), esse cenário era agravado pela demanda internacional enfraquecida e pelo déficit nacional de armazenagem, que aumentava a necessidade de venda por parte dos produtores.

Na semana seguinte, de 15 a 21 de julho, o quadro começou a mudar. As recentes elevações dos preços internacionais e da moeda norte-americana impulsionaram os preços domésticos do grão. Apesar do ritmo acelerado da colheita, com 79,6% da safra colhida até 21 de julho – avanço semanal de 5,4% e alta de fortes 31% em relação ao ano anterior – produtores voltaram a se retrair, esperando valorizações mais significativas e repasse das altas internacionais para o mercado interno. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este movimento ocorre mesmo com a produtividade das lavouras sendo afetada pela seca em alguns estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Segundo pesquisadores do Cepea, à medida que a safra avança, o mercado continua a observar lentamente as condições climáticas e as tendências dos mercados internacionais para orientar as estratégias de comercialização e precificação. As decisões tomadas nas próximas semanas serão cruciais para equilibrar a oferta e a demanda, enquanto o setor agrícola brasileiro enfrenta mais uma temporada desafiadora.

Com informações do Cepea/SP

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

SRB diz que taxação de LCAs desestimula crédito e pede ao Congresso que barre proposta

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) manifestou, em nota, “preocupação e oposição” à...

Últimas Notícias

ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabilidade na cana-de-açúcar

Protocolo de Intenções foi assinado entre Orplana e IAC ocorreu durante o...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental com o programa Canaoeste Green

Parceria garante neutralização das emissões do evento e promove práticas agrícolas sustentáveis...

Últimas Notícias

“Mais que uma tendência, os bioinsumos são hoje uma necessidade no campo”, afirma presidente d CropLife

Adoção de bioinsumos deve ser a grande geradora de sustentabilidade para o...