Home Destaque Curativo à base de cana-de-açúcar ajuda na recuperação após cirurgia de varizes
DestaqueÚltimas Notícias

Curativo à base de cana-de-açúcar ajuda na recuperação após cirurgia de varizes

Compartilhar

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um curativo feito a partir da fermentação do melaço da cana-de-açúcar. O material está sendo testado em pacientes que fizeram cirurgia de varizes no Hospital das Clínicas da instituição.

O biopolímero, material utilizado no curativo, é biodegradável, o que o torna mais sustentável e confortável em comparação com os curativos sintéticos. Além de ajudar na cicatrização, o produto é menos agressivo à pele.

“O biopolímero já foi bastante utilizado em outras especialidades, inclusive como curativo de úlceras e membros inferiores. Então, por ser um produto atóxico, totalmente biocompatível, a gente achou que era uma ideia utilizar como fita na cobertura das microincisões na cirurgia de varizes”, explicou o cirurgião vascular Allan Maia.

O estudo avaliou 55 pacientes operados. Os resultados mostraram que o curativo teve a mesma eficácia dos produtos sintéticos, mas com vantagens: causou menos coceira, proporcionou mais conforto e foi mais fácil de retirar, com menos dor.

“Nossa pesquisa comparou com a fita microporosa e o benefício principal foi na dor da retirada do curativo. A retirada da fita microporosa era um fator a mais de geração de dor, além da dor das incisões cirúrgicas. Ele se mostrou muito menos indolor na retirada do que a fita microporosa”, disse Maia.

A pesquisa foi conduzida pelo médico como parte da tese de doutorado dele, com participação da estudante de medicina Mariana Vieira e orientação do cirurgião vascular Esdras Marques. O resultado foi publicado em uma revista internacional especializada em cirurgia vascular.

Para Mariana Vieira, que concluiu recentemente o curso de medicina, participar do estudo foi uma experiência enriquecedora. “A gente aqui na [Universidade] Federal é sempre muito incentivado a participar de pesquisa, justamente para ir desenvolvendo um senso crítico de medicina baseada em evidências, então, participar da pesquisa foi aplicar na prática o que a gente vem aprendendo na faculdade”, contou.

Os cientistas agora estudam novas aplicações para o curativo, que une eficiência, baixo custo e sustentabilidade. A proposta é que ele seja testado também em outros tipos de feridas. “Já existem curativos à base de biopolímero de cana-de-açúcar liberados pela Anvisa, como substituto de unhas em pacientes que se submeteram à remoção de unha e no curativo de cirurgias urológicas. O nosso curativo está em processo de autorização pela Anvisa para poder ser comercializado”, afirmou Maia.

*G1/Mario Carvalho

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...