Home Últimas Notícias Déficit global de açúcar deve atingir 800 mil toneladas na safra 2025/26
Últimas Notícias

Déficit global de açúcar deve atingir 800 mil toneladas na safra 2025/26

açúcar
Na safra 2024/2025, empresa transportou 6,2 milhões de toneladas da commodity no Corredor Sudeste.
Compartilhar

Estoques do adoçante devem ficar mais apertados no segundo trimestre de 2026, diz Datagro

A consultoria Datagro estimou nesta quarta-feira, 4, que a safra 2025/26 de açúcar deve terminar em um déficit global de 800 mil toneladas.

Segundo a empresa, apesar do déficit, o consumo mundial cresce ligeiramente em 2025/26, com alta de apenas 0,1%, alcançando 193,3 milhões de toneladas.

No Brasil, a produção total da safra deve cair para 43,8 milhões de toneladas de açúcar, devido ao mix mais alcooleiro previsto para o início da temporada, incentivado pelos preços baixos na bolsa de Nova York.

Com isso, os estoques de açúcar devem ficar mais apertados no segundo trimestre de 2026, conforme as usinas planejam maximizar a produção de etanol na primeira etapa da safra 2026/27.

Para o presidente da Datagro, Plinio Nastari, o conflito entre Irã e Estados Unidos e Israel pode aumentar ainda mais a procura pelo etanol nacional. “O conflito no Oriente Médio, com o bloqueio no Estreito de Ormuz, pode direcionar o aumento do consumo para o etanol, com mercados possíveis na Europa, Índia, Japão e Indonésia”, explica.

A expectativa da consultoria é de oferta menor global na safra 2026/27. A produção deve cair na Tailândia e na União Europeia, com leve alta na Índia, que ainda pode ser reduzida pelo provável El Niño.

Para a Datagro, a próxima safra deve ter um déficit de açúcar ainda maior, estimado em 2,68 milhões de toneladas.

Datagro| Luiz Eduardo Minervino

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercado de açúcar deve registrar pequeno déficit em 2026/27, diz corretora Czarnikow

O mercado global de açúcar apresentará um déficit modesto de 600 mil...

Últimas NotíciasOpiniãoPopular

Terceirizar a gestão agrícola significa perder o controle da operação?

Essa talvez seja uma das maiores barreiras culturais quando discutimos novos modelos...

Últimas Notícias

ANP monitora abastecimento de combustíveis no Norte para reduzir impacto do El Niño

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que...