Home Últimas Notícias Deputados buscam último acordo antes da votação do PL dos CBios
Últimas Notícias

Deputados buscam último acordo antes da votação do PL dos CBios

Compartilhar

Apesar de mais uma tentativa de acordo com o setor industrial para incluir em lei o produtor de biomassa nos Créditos de Descarbonização (CBios) do RenovaBio, nada avançou e os deputados decidiram que colocarão para votação de todo jeito o Projeto de Lei (PL 3.149/20) a respeito na Comissão de Minas e Energia (CME), na próxima semana.

Nesta quarta-feira (13), o relatório do deputado Benes Leocádio (União-RN) foi lido e estabelece 80% de CBios aos produtores de biomassa dos biocombustíveis, a exemplo da cana para a fabricação de etanol pelas usinas. O mérito do PL foi elogiado pela maioria dos membros desta comissão.

A fim de evitar embates entre deputados na votação devido à oposição do setor das usinas ao PL, o relator junto a outros deputados propuseram adiar a decisão e buscaram acordo com os industriais, em reunião com setores dos produtores de biomassa, a exemplo da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) – entidade que pediu ao então deputado Efraim Filho tal projeto de lei em 2020.

“Os deputados e membros do Ministério de Minas e Energia puderam constatar na reunião o que já tentamos bastante. O setor das usinas não quer garantir em lei o nosso ingresso no RenovaBio, muito menos definir a quantidade dos CBios”, conta Paulo Leal, presidente da Feplana.

Diante da situação, deputados presentes reafirmaram o mérito justo do PL e que o produtor de biomassa, a exemplo dos 60 mil canavieiros no país, merecem ter sua proteção no recebimento desse crédito econômico, social e ambiental da lei do RenovaBio. Foi então que decidiram que o projeto será votado na próxima semana, mesmo sem um acordo entre as partes que formam o setor de biocombustíveis.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 por litro a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de R$ 0,12 por...

Últimas Notícias

Uso de irrigação por gotejamento avança e ganha protagonismo na Agrishow 2025

A Agrishow, uma das maiores vitrines do agronegócio mundial, mais uma vez...

OpiniãoÚltimas Notícias

Raízen em jejum de lucro e dieta de otimismo: Cosan vende, Shell observa e o mercado

Em 2021, a Raízen estreou na B3 com pompa e circunstância, como...

Últimas Notícias

Atvos afirma que está atenta a novas oportunidades, mas não confirma compra de usinas da Raízen

A Atvos, empresa controlada pelo fundo Mubadala Capital, estaria considerando apresentar uma...