Home Últimas Notícias Desvalorização do real e entressafra brasileira impulsionam preços do açúcar
Últimas Notícias

Desvalorização do real e entressafra brasileira impulsionam preços do açúcar

Compartilhar

Os preços do açúcar saltaram na sexta-feira para as máximas de uma semana e se estabeleceram em forte alta após as previsões meteorológicas atualizadas indicarem chuvas abaixo do normal na próxima semana no Centro-Sul do Brasil, a principal região produtora de açúcar do país. O contrato de março do açúcar bruto fechou sexta-feira, 06, em alta de 2,88%, a 21,83 centavos de dólar por libra-peso. O contrato de março do açúcar branco em Londres, também fechou em alta de 1,96%, em US$561,30.

A produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil diminuiu recentemente devido ao período e entressafra. Na última quarta-feira, a Unica informou que a produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil durante a primeira quinzena de novembro caiu 59,2%, para 898 mil t. Além disso, a produção acumulada de açúcar do Centro-Sul em 2024/25 até meados de novembro caiu 3,0%, para 38.274 milhões de t.

Segundo Arnaldo Luiz Corrêa, analista de mercado e diretor da Archer Consulting, as nuvens pesadas advindas da insatisfação do mercado financeiro com a condução da economia, projetam juros maiores adiante e a desconfiança em relação ao ajuste fiscal pressiona o real. “Dezembro é um mês que as empresas multinacionais remetem os lucros para as matrizes e isso deverá trazer também maior procura pela moeda americana desvalorizando o real. Esta semana o câmbio se desvalorizou 2% frente ao dólar, encerrando a sexta-feira a R$ 6.0892 (as 18.30 horário de Brasília)”, disse Corrêa.

Ainda de acordo com ele, as usinas continuam fazendo a lição de casa aproveitando a queda do real para aumentar as fixações da safra 25/26 e 2026/27. “Acreditamos que as fixações da 2025/26 devem estar em torno de 50-55%, e da safra 26/27 podem chegar a 10%. Os valores obtidos em reais por tonelada, se comparados com um período de 25 anos com preços corrigidos pela inflação, estão no topo dos 10% aproximadamente. Isto é, em um quarto de século, os preços estiveram abaixo desses valores em 90% das vezes. É ou não é para se fixar? Se possível, a fixação para outubro-25 em diante ser acompanhada da compra de uma call (opção de compra) com preço de exercício 200 pontos acima do nível de fixação em NY”, observa Corrêa.

O analista explica que o mercado mundial de açúcar segue em um cenário de transformações dinâmicas, com mudanças estruturais e conjunturais influenciando tanto a produção quanto o consumo global. “Observando os dados apresentados esta semana pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), temos um panorama interessante que revela tendências importantes e desafios futuros para o setor”, adiciona.

As projeções futuras indicam que o consumo global deve atingir 191,5 milhões de toneladas em cinco anos, adicionando 41,4 milhões de toneladas (somando as cinco safras) ao acumulado da safra 2024/25. “A participação brasileira nesse incremento é estimada em 18,6 milhões de toneladas de açúcar (somando as 5 próximas safras), reforçando a necessidade de planejamento robusto por parte do setor sucroenergético nacional para atender essa demanda crescente. A produção de cana-de-açúcar necessária para sustentar essa expansão será significativa, representando um desafio operacional e logístico, lembrando que não está na equação o crescimento na demanda do ciclo Otto que não deverá ser tímido”, destacou Corrêa.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...