Home Últimas Notícias Distribuidora de combustível de aviação da China investirá em fábrica de SAF
Últimas Notícias

Distribuidora de combustível de aviação da China investirá em fábrica de SAF

Compartilhar

A China National Aviation Fuel Company (CNAF) informou nesta segunda-feira, 18, que concordou em adquirir uma participação em uma fábrica de combustível de aviação sustentável controlada pela produtora privada de biocombustível Henan Junheng Industry Group Biotech Co.

Esse é o segundo investimento da CNAF em um fabricante de combustível de aviação “verde” de controle privado. A CNAF é a principal distribuidora de combustível de aviação da China.

A CNAF anunciou a assinatura do acordo de investimento em sua plataforma oficial WeChat, mas não forneceu nenhum detalhe financeiro.

A Junheng, sediada na China Central, é uma das primeiras refinarias comerciais de SAF da China, processando óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês) em combustível de baixo carbono. A China é o maior produtor de UCO do mundo.

A Junheng está expandindo sua fábrica de SAF de 400 mil toneladas por ano na cidade de Puyang, província de Henan, para atingir 1 milhão de toneladas por ano por volta de junho de 2026.

No mês passado, a CNAF se tornou um investidor estratégico em uma fábrica de SAF no leste da China, controlada pela Zhejiang Jiaao Enprotech, concordando em adquirir uma participação de 10% por cerca de 261 milhões de iuanes (US$ 36,35 milhões).

A China, o segundo maior mercado de combustível de aviação do mundo, ainda não anunciou um mandato nacional para o uso de SAF.

Ela iniciou um esquema piloto em setembro passado para o primeiro uso de SAF em uma dúzia de voos que partem de aeroportos domésticos em Pequim, Chengdu, Zhengzhou e Ningbo. Isso foi ampliado em março para todos os voos domésticos que partem desses aeroportos.

Reuters| Chen Aizhu

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...