Home Últimas Notícias Dona das marcas Fiat, Jeep e Citroen quer produzir híbridos a etanol até final de 2023
Últimas Notícias

Dona das marcas Fiat, Jeep e Citroen quer produzir híbridos a etanol até final de 2023

Crédito: wikimidia commons
Compartilhar

Carros das marcas Fiat, Jeep e Citroen poderão, em breve, produzir no Brasil veículos híbridos com etanol. A dona das marcas, Stellantis, afirmou ontem, 31, em entrevista com jornalistas, que espera conseguir desenvolver no Brasil, até o fim do ano, as primeiras tecnologias necessárias para a produção de veículos híbridos a etanol no país.

De acordo com o presidente da companhia para a América do Sul, Antonio Filosa, a Stellantis começou um projeto Bio-Electro em 2022 e está trabalhando para ter as primeiras tecnologias desenvolvidas dentro de casa até o final do ano.

Com três fábricas de veículos no Brasil, a Stellantis afirmou que planeja lançar 43 veículos na América do Sul entre 2021 e 2025, como parte de um plano de investimento de mais de R$ 16 bilhões. Além do Brasil, na região, o grupo tem duas fábricas na Argentina e uma parceria industrial no Uruguai.

O executivo não deu detalhes sobre quando o primeiro modelo híbrido elétrico do grupo produzido no país será lançado ou o investimento na tecnologia, mas revelou que Minas Gerais vai ser o epicentro disso (híbrido elétrico). “As competências que queremos realizar estão nos 1,5 mil engenheiros que temos aqui”, afirmou o executivo.

No mapa da companhia depois dos híbridos o objetivo são veículos totalmente elétricos e movidos a célula de combustível a etanol. Segundo Filosa, a Stellantis não pretende trazer kits de peças de outras partes do mundo para montagem dos veículos híbridos a etanol, preferindo optar pelo desenvolvimento local de fornecedores.

A empresa não precisará de novas fábricas para produzir veículos híbridos e elétricos no Brasil, mas, segundo Filosa, poderão ter que atualizar o parque fabril para isso.

A Stellantis foi criada há dois anos pela junção dos grupos FCA e PSA e lançou seu primeiro carro elétrico no Brasil, o compacto Fiat 500e, importado, em 2021. Atualmente, a companhia vende na América do Sul nove modelos híbridos e elétricos das principais marcas do grupo, incluindo um utilitário esportivo e vans comerciais.

Eles fazem parte de um conjunto de 24 veículos lançados pelo grupo nos últimos dois anos na região, onde atingiu participação de mercado de 23,2%, ante 22,9% em 2021.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...