Home Últimas Notícias Dorival Finotti, proprietário da Enersugar Bioenergia, morre aos 73 anos
Últimas Notícias

Dorival Finotti, proprietário da Enersugar Bioenergia, morre aos 73 anos

Compartilhar

Dorival Finotti, sócio-fundador da Enersugar Bioenergia, morreu em São Paulo na noite de quarta-feira (30/11) aos 73 anos. O empresário, que era figura importante no agronegócio da região do Vale Paranapanema, estava internado no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de insuficiência respiratória.

Nascido aos 6 de outubro de 1949 em Palmital (SP), Finotti formou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em tecnologia de sementes. A partir da década de 1970, atuou na produção agrícola em propriedade da família em Palmital e trabalhou como agrônomo na região de Assis.

De acordo com nota da sua assessoria de imprensa da Enersugar Bioenergia, Finotti teve importante atuação no setor rural no Estado de São Paulo e foi diretor da Associação Paulista dos Produtores de Sementes, da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana (Coopermota), do Conselho Estadual de Sementes e Mudas – Ministério da Agricultura e da Fundação IAC – Instituto Agronômico de Campinas.

“O agrônomo fundou e presidiu a Biomavale, entidade voltada ao desenvolvimento de um polo biotecnológico na região do Médio Paranapanema que viabilizou a instalação do curso de Biotecnologia na Unesp de Assis. Finotti administrava há mais de 20 anos o Moinho Nacional, empresa de produção de derivados de trigo em Assis”, afirma a comunicação da companhia em nota.

Em 2018, Finotti se associou ao irmão Dirceu para, junto com Sylvio Ribeiro, adquirir a planta industrial da falida Usina Pau D’Alho, em Ibirarema. Em 2020, a empresa entrou em funcionamento sob a denominação de Enersugar Bioenergia e voltou a produzir açúcar e álcool.

Ele era casado com Amábile Schievano Finotti e deixou os filhos Gabriel e Marília. Lideranças políticas e entidades do agronegócio da região divulgaram notas de pesar e ressaltaram a importante contribuição do palmitalense ao desenvolvimento econômico do setor rural no Vale Paranapanema.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...