Home Agrícola Drone à etanol para pulverização é lançado
AgrícolaÚltimas Notícias

Drone à etanol para pulverização é lançado

Compartilhar

Tecnologia movida à etanol foi apresentada durante evento

Durante o Drone Show 2022, ocorrido de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a startup Liconic Power Unit apresentou drones com sistema híbrido a etanol.

A tecnologia testada de hibridização de frotas elétricas com base no etanol, permite promover ganhos em termos de custo, autonomia, matriz energética e sustentabilidade, por se tratar de carbono negativo.

Uma das dificuldades de gerenciar a operação de drones de pulverização diz respeito as baterias, visto que esses equipamentos são grandes, carregam muito peso de insumos, e o serviço requer muitas horas de voo para pulverizar todos os pontos.

Essas operações se situam no meio de fazendas remotas, muitas vezes sem acesso à internet e à eletricidade, dificultando o carregamento das baterias dos drones, além de seu alto custo e necessidade de recarga a cada 15 minutos de voo. Diante disso, é comum operadores de drone levarem geradores a gasolina para o meio das fazendas para recarregar as baterias desses equipamentos.

O CEO da startup, João Vítor Arruda, explica que o sistema híbrido está inserido no drone, e quando o combustível estiver no final, basta pousar o equipamento para o recarregamento do insumo e do biocombustível, e voltar para o voo em menos de dois minutos após o pouso. “Dependendo da operação, pode até aumentar o tempo de voo, simplesmente aumentando a quantidade de combustível. Por fim, o mais importante é não precisar se preocupar com as baterias, facilitando a operação e ainda reduzindo custos”, frisa.

Uma startup que atua em drones telemetrizados. ajudando empresas no segmento agro para pulverizar plantações e colheitas, já está utilizando a solução e obtendo ganhos em autonomia e velocidade, além de trabalhar com energia verde 100% sustentável.

Além desta inovação, o evento apresentou e debateu as principais novidades relacionadas ao âmbito regulatório, envolvendo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), MD (Ministério da Defesa) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cursos, seminários e soluções em mapeamento, inspeções e pulverização com drones.

Por Diana Nascimento para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...