Conecte-se conosco
 

Agrícola

Drone à etanol para pulverização é lançado

Publicado

em

Tecnologia movida à etanol foi apresentada durante evento

Durante o Drone Show 2022, ocorrido de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a startup Liconic Power Unit apresentou drones com sistema híbrido a etanol.

A tecnologia testada de hibridização de frotas elétricas com base no etanol, permite promover ganhos em termos de custo, autonomia, matriz energética e sustentabilidade, por se tratar de carbono negativo.

Uma das dificuldades de gerenciar a operação de drones de pulverização diz respeito as baterias, visto que esses equipamentos são grandes, carregam muito peso de insumos, e o serviço requer muitas horas de voo para pulverizar todos os pontos.

Essas operações se situam no meio de fazendas remotas, muitas vezes sem acesso à internet e à eletricidade, dificultando o carregamento das baterias dos drones, além de seu alto custo e necessidade de recarga a cada 15 minutos de voo. Diante disso, é comum operadores de drone levarem geradores a gasolina para o meio das fazendas para recarregar as baterias desses equipamentos.

O CEO da startup, João Vítor Arruda, explica que o sistema híbrido está inserido no drone, e quando o combustível estiver no final, basta pousar o equipamento para o recarregamento do insumo e do biocombustível, e voltar para o voo em menos de dois minutos após o pouso. “Dependendo da operação, pode até aumentar o tempo de voo, simplesmente aumentando a quantidade de combustível. Por fim, o mais importante é não precisar se preocupar com as baterias, facilitando a operação e ainda reduzindo custos”, frisa.

Uma startup que atua em drones telemetrizados. ajudando empresas no segmento agro para pulverizar plantações e colheitas, já está utilizando a solução e obtendo ganhos em autonomia e velocidade, além de trabalhar com energia verde 100% sustentável.

Além desta inovação, o evento apresentou e debateu as principais novidades relacionadas ao âmbito regulatório, envolvendo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), MD (Ministério da Defesa) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cursos, seminários e soluções em mapeamento, inspeções e pulverização com drones.

Por Diana Nascimento para RPAnews

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading