Conecte-se conosco
 

Edição 186

Editorial – Espiritualidade no trabalho

Publicado

em

Ricardo Pinto

Papai Noel estava muito aflito porque ainda não tinha embrulhado todos os presentes. Além disso, uma rena estava muito doente e outra tinha quebrado a perna.

Preocupado, ele decidiu beber algo para relaxar. Pena que, quando chegou à adega, não encontrou nada. Voltou à cozinha para comer alguma coisa, mas os ratos tinham acabado com tudo. Se isso não bastasse, encontrou um recado da Mamãe Noel dizendo que sua mãe – a Sogra Noel – iria passar o Natal junto com eles.

No meio daquele desespero, alguém bateu à porta. Na pressa de abri-la, ele tropeçou, bateu com a cabeça na quina de uma mesa e começou a sangrar muito. Já verde de raiva, ele finalmente abriu a porta e deu de cara com um anjinho, que lhe disse com uma voz aguda e melosa:

– Olá, Papai Noel! Boas Festas! Venho visitá-lo neste dia tão feliz, cheio de paz e de amor. Trago aqui esta árvore de Natal. Onde o senhor quer que eu a coloque?

Foi a partir dessa data que todas as árvores de Natal passaram a ter um anjinho no seu topo.

Realmente o Papai Noel da história acima não estava num de seus melhores dias. Acabamos de passar pelas festas de final de ano, quando um clima de fraternidade e espiritualidade envolve, senão a todos, pelo menos a grande maioria das pessoas.

Aliás, a espiritualidade nas empresas e nas organizações está se tornando cada vez mais aceita e até desejada em função do sentido de alegria e de respeito que ela proporciona na vida interior dos trabalhadores.

Há vários conceitos para definir a espiritualidade, tais como: nossa maneira de ser, o poder espiritual de se transformar, a nossa essência, nossa consciência interior, o conjunto de nossos valores pessoais e nossa fonte de inspiração, criatividade e sabedoria. Path Adams, aquele do filme famoso, explicou-a profundamente como sendo o amor em ação.

Será que uma organização tem alma? Muitos dirão que sim, e que a alma de uma organização são todas as pessoas que dela fazem parte.

Logo, se você olhar uma empresa onde as pessoas só se preocupam com custos, estão desanimadas, cheias de resistências às mudanças e não veem oportunidades e alternativas em nenhum lugar, verá uma organização que não trabalha sua espiritualidade. Seus funcionários, de baixa confiabilidade, precisam ser controlados e inspecionados o tempo todo, sendo conduzidos com rigor, recebendo ora sanções, ora premiações, de forma a mantê-los na linha. Mas se você achar uma empresa com espiritualidade, verá nela seres humanos com vitalidade, motivados, inspirados, empenhados, dinâmicos, criativos, dignos de confiança, trabalhando em equipe e… realizados!

Cada pessoa tem suas crenças religiosas, que devem ser respeitadas. A espiritualidade nas empresas não se trata de eleger e professar nenhuma religião em específico, mas sim de perseguir um caminho para expressar mais humanismo. E este humanismo é formado por elementos comuns a todas as grandes religiões, como o amor, o respeito à vida, a esperança, a fé, a honestidade, a igualdade, a verdade e a fraternidade.

Os líderes mais desenvolvidos em termos de espiritualidade, verdadeiros líderes servidores, estão capacitados a implementar cinco importantes ações em suas equipes: abrir a mente, elevar a equipe, entreter o espírito, inovar o trabalho e empreender o futuro.

Empresas bem geridas no contexto de sua espiritualidade costumam atingir excelência e sucesso mais facilmente. Inclusive porque, no caso dos funcionários, o sucesso, segundo Deepak Chopra, envolve mais saúde, energia, entusiasmo pela vida, relacionamentos compensadores, liberdade criativa, estabilidade física e emocional, bem estar e paz de espírito.

Infelizmente muitos ainda acreditam que a coisa mais importante na vida seja a posse de bens materiais, ao invés de entender que a verdadeira felicidade se conquista através de nossa evolução espiritual.

Esta mentalidade atrasada torna o homem um ser superficial, limitando sua força e capacidade de desenvolver suas melhores qualidades e virtudes.

Corpo, mente e espírito devem estar alinhados, buscando a razão por estarmos vivos e o verdadeiro significado de nossas vidas.

Desta forma, nosso padrão de pensamento passa do negativo para o positivo. Provocaremos mudanças de dentro para fora em nós e naqueles ao nosso redor, desenvolvendo bons pensamentos, repensando atitudes e direcionando nossa atenção para a espiritualidade. Tem outro jeito de construir um futuro melhor?

Um ótimo 2017!

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading