Home Bioenergia Embrapa e empresa iniciam projeto para agricultura de baixo carbono
BioenergiaDestaque

Embrapa e empresa iniciam projeto para agricultura de baixo carbono

Compartilhar

Com uma trajetória de cooperação no desenvolvimento de soluções voltadas à atividade agropecuária, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Bayer se preparam para dar início a mais um projeto em parceria.

A intenção é de que o projeto, denominado “Avaliação piloto do balanço de carbono na produção de milho e soja no centro-sul do Brasil, para o desenvolvimento sustentável (2020/2021)”, comece ainda este mês.

Segundo o diretor de Sustentabilidade da Bayer, Eduardo Bastos, o objetivo é aportar mais de R$ 1,2 milhão envolvendo a participação da Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Instrumentação e Embrapa Informática Agropecuária.

“Há um potencial enorme de remunerar o produtor que adotar técnicas de agricultura de baixo carbono”, disse. “Com isso, será possível garantir produtividade, melhoria na gestão de risco socioambiental e ainda contribuir com a reputação do agro brasileiro, mostrando que a atividade é parte da solução das mudanças climáticas e não o problema”.

No final do ano passado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se reuniu com representantes da Bayer. O encontro motivou o desenvolvimento de um projeto focado em três grandes pilares:
agenda de pagamentos por serviços ambientais, focada em carbono (cuja base científica virá da parceria com a Embrapa); t
reinar e capacitar equipes de campo em agricultura de baixo carbono;
e a divulgação dos seus benefícios tanto aos produtores quanto para a sociedade.

 

Para a fase seguinte do projeto, previsto para o período de 2021-2024, a Bayer pretende ampliar as ações, desta vez em parceria com os governos da Alemanha e Brasil. O diretor disse que, entre as metas da Bayer para 2030 estão contribuir com a redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa na agricultura mundial, 30% do impacto ambiental das novas tecnologias e a melhoria de vida de 100 milhões de pequenos agricultores.

“Temos uma emissão média de 4 milhões de toneladas e 200 mil estão na América Latina”, ressaltou. Brasil, Estados Unidos e Índia são regiões consideradas prioritárias pela Bayer para implantação dos projetos de baixo carbono.

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Fitch rebaixa ratings da Raízen para ‘CCC’ após empresa anunciar avaliação de alternativas estratégicas

Fitch destaca risco substancial de crédito e possibilidade real de inadimplência diante...

DestaqueÚltimas Notícias

Recuperações judiciais atingem novo recorde e cana-de-açúcar amplia participação no fim de 2025

Relatório do 4º trimestre da RGF & Associados mostra avanço das recuperações...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Variedades IAC quadruplicam presença no Centro-Sul em oito safras

Perfil moderno, maior longevidade dos canaviais e avanço da mecanização impulsionam adoção...