Home Últimas Notícias Enersugar inicia safra 2026/27 com moagem de 2 milhões de t e atinge capacidade industrial
Últimas Notícias

Enersugar inicia safra 2026/27 com moagem de 2 milhões de t e atinge capacidade industrial

Compartilhar

A Usina Enersugar inicia a safra 2026/27 com dois milhões de toneladas de cana contratadas, volume que representa o limite da capacidade industrial da unidade, consolidando um novo momento operacional da empresa em sua sétima temporada desde a retomada das atividades.

O início da moagem está previsto para o dia 2 de abril e marca uma fase de consolidação do projeto industrial, que, em curto espaço de tempo, saiu de uma estrutura inativa por mais de uma década para atingir sua capacidade plena. A trajetória inclui a superação de desafios como o período da pandemia e a recuperação de instalações que estavam deterioradas após 7 anos sem operação.

De acordo com a companhia, o avanço até o patamar atual ocorre antes do previsto inicialmente, permitindo à empresa entrar em uma nova etapa, com foco no aprimoramento industrial e na otimização das operações. A estratégia passa pela redução de custos, maior eficiência produtiva e ampliação do suporte aos fornecedores de cana.

O acionista Sylvio Ribeiro destacou que o desempenho da usina chama atenção pela velocidade de crescimento. “A Enersugar é um caso para ser estudado, pela capacidade de sair de zero para dois milhões de toneladas em seis anos”, afirmou.

A safra também carrega um componente simbólico na trajetória da empresa. O acionista Dirceu Finotti relembrou o irmão e sócio Dorival Finotti, falecido em 2022, ressaltando que a consolidação do projeto reflete planejamento e execução ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a expectativa é de encerrar o ciclo com resultados positivos e continuidade na evolução da companhia.

Já o diretor-geral Melchíades Terciotti reforçou que a empresa chega à nova safra após superar dificuldades relevantes e construir uma operação baseada em integração entre as áreas agrícola e industrial. Em sua avaliação, o momento atual reflete a maturidade do projeto e abre espaço para ganhos adicionais de eficiência.

 

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usina Coruripe transforma precatórios em R$ 1,5 bilhão e operação reforça papel estratégico desses ativos, avalia especialista

Monetização dos créditos permitiu redução do endividamento e fortaleceu a estrutura financeira...

Últimas Notícias

IG4 busca garantir compra do controle da Raízen até março de 2027

A gestora de private equity IG4 busca finalizar uma potencial aquisição do...

Últimas Notícias

PL dos fertilizantes deve ser aprovado no Senado em 30 dias, diz autor do projeto

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) informou nesta segunda-feira, 22, que o Senado...

Últimas Notícias

Petróleo cai mais de 3% após EUA e Irã indicarem menor risco ao abastecimento

Os preços do petróleo fecharam com queda de mais de 3% nesta...