Conecte-se conosco
 

Destaque

Entidade emite licença e instalação da usina de etanol é autorizada

Publicado

em

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu na sexta-feira (04/09) a Licença Prévia e de Instalação Unificadas da primeira usina de etanol no estado do Rio Grande do Sul. O que diferencia este empreendimento dos demais que têm como base a cana-de-açúcar, é que esse utilizará batata doce como matéria prima.

Para a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, “empreendimentos como esse são de extrema importância, principalmente em um estado agrícola como o Rio Grande do Sul. Ele possibilita a variação de matéria prima e ajuda a manter a sustentabilidade econômica do empreendimento”.

Com a licença, o empreendedor está autorizado a instalar a usina, que será construída em uma área de três hectares na cidade de Carazinho. O empresário, Henrique Sudbrack Leonhardt, que trouxe a ideia após uma visita a uma usina no Mato Grosso, identificou no Rio Grande do Sul um grande potencial para produzir etanol a partir da batata doce, já que o Estado é um dos maiores produtores do país. Segundo ele, mais de 400 famílias da agricultura familiar serão beneficiadas .

“Essas famílias estão cultivando batata doce há dois anos, com produção específica para a usina na transformação em etanol”, informou Henrique. Toda a mão de obra utilizada é do RS e, além das famílias beneficiadas, cerca de 50 pessoas serão empregadas quando a usina estiver em funcionamento.

De acordo com Henrique, a batata doce será 100% aproveitada. O álcool será utilizado nos postos da família e o farelo será vendido para a indústria de ração. Para a usina começar a funcionar ainda é preciso a emissão da Licença de Operação por parte da Fepam após a solicitação do empresário por meio do Sistema Online de Licenciamento e a análise dos técnicos da Fundação.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading