Home Últimas Notícias Entregas de fertilizantes cresceram 3,2% em julho
Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes cresceram 3,2% em julho

Compartilhar

No acumulado de janeiro a julho, as entregas seguem praticamente no mesmo ritmo do ano passado, com queda de 0,8%. A produção nacional caiu 2,3% e as importações aumentaram 0,7% no mesmo período

A Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) informa que as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro encerram julho com 4,62 milhões de toneladas, registrando crescimento de 3,2% em relação as 4,48 milhões de toneladas do mesmo mês do ano passado.

No acumulado de janeiro a julho, registraram-se 22,90 milhões de toneladas. O volume é 0,8% menor em relação as 23,09 milhões de toneladas referentes a igual período de 2023.

O Estado líder nas entregas foi Mato Grosso, que concentrou o maior volume de janeiro a julho (21,7%), com 4,98 milhões de toneladas. Em seguida, posicionaram-se o Paraná (2,76 milhões), São Paulo (2,59 milhões), Goiás (2,20 milhões), Rio Grande do Sul (2,13 milhões), Minas Gerais (1,98 milhão) e Bahia (1,72).

Produção nacional e importações

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou julho de 2024 com 605 mil toneladas, representando aumento de 7% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado dos primeiros sete meses, o total foi de 3,67 milhões de toneladas, com queda de 2,3% na comparação com as 3,76 milhões de toneladas de igual período de 2023.

As importações de fertilizantes intermediários atingiram, no acumulado do ano, 20,51 milhões de toneladas, uma alta de 0,7% sobre igual período de 2023 (20,35 milhões de toneladas). Em julho, os desembarques totalizaram 3,76 milhões de toneladas, indicando crescimento de 19,8% contra o mesmo mês do ano passado (3,14 milhões de toneladas).

No porto de Paranaguá, principal porta de entrada dos adubos no País, ingressaram, de janeiro a julho, 5,28 milhões de toneladas, indicando alta de 5,4% em relação a 2023, quando foram descarregadas 5 milhões de toneladas. O terminal representou 25,7% do total de todos os portos (fonte: Siacesp/MDIC).

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 por litro a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de R$ 0,12 por...

Últimas Notícias

Uso de irrigação por gotejamento avança e ganha protagonismo na Agrishow 2025

A Agrishow, uma das maiores vitrines do agronegócio mundial, mais uma vez...

OpiniãoÚltimas Notícias

Raízen em jejum de lucro e dieta de otimismo: Cosan vende, Shell observa e o mercado

Em 2021, a Raízen estreou na B3 com pompa e circunstância, como...

Últimas Notícias

Atvos afirma que está atenta a novas oportunidades, mas não confirma compra de usinas da Raízen

A Atvos, empresa controlada pelo fundo Mubadala Capital, estaria considerando apresentar uma...