Home Últimas Notícias Entregas de fertilizantes diminuem em setembro, mas mercado está abastecido
Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes diminuem em setembro, mas mercado está abastecido

Compartilhar

No acumulado até setembro deste ano, o Brasil registrou redução de 1,8% nas entregas de fertilizantes, que foram de 32,88 milhões de toneladas, contra 33,50 milhões no mesmo período de 2023. No entanto, o mercado está plenamente abastecido, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), que aponta as sazonalidades naturais da demanda no setor agrícola.

Os dados específicos de setembro revelam que as entregas somaram 4,85 milhão de toneladas. Este volume representa queda de 0,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram entregues 4,89 milhões.

O Estado de Mato Grosso segue como o principal responsável pelas entregas de fertilizantes, concentrando 20,5% do volume total, o que equivale a 6,75 milhões de toneladas. Seguem-se o Paraná (3,79 milhões), Rio Grande do Sul (3,62 milhões), São Paulo (3,61 milhões), Goiás (3,16 milhões), Minas Gerais (3,10 milhões) e Bahia (2,38 milhões).

Por outro lado, a produção nacional de fertilizantes intermediários registrou crescimento tanto em setembro quanto no acumulado de nove meses. No mês, foram produzidas 692 mil toneladas, um aumento de 11,8% na comparação interanual com 2023. No acumulado, foram 5,32 milhões, com um aumento de 6,8% comparado ao mesmo período do ano passado, quando a produção total foi de 4,99 milhões de toneladas.

As importações também seguiram em alta. Em setembro, o Brasil importou 4,22 milhões toneladas de fertilizantes intermediários, marcando um crescimento de 6,7% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado dos nove meses, as importações atingiram 29,05 milhões toneladas, com um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior, quando o total foi de 27,57 milhões.

O Porto de Paranaguá, principal ponto de entrada de fertilizantes no Brasil, registrou um aumento de 8% nas importações, com 7,30 milhões de toneladas descarregadas de janeiro a setembro de 2024, contra 6,76 milhões no ano anterior. O volume representou 25,1% do total importado por todos os portos do País (dados da Siacesp/MDIC).

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Consolidação no setor sucroenergético

E-Machine expande portfólio de ativos com a incorporação do complexo industrial da...

Últimas Notícias

Indústria de açúcar da África do Sul luta para sobreviver em meio à inércia do governo

A usina de Melville, fechada em 1978, simboliza o declínio de um...

Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...