Home Popular Especial RH: Empresa Global
PopularDestaqueOpiniãoÚltimas Notícias

Especial RH: Empresa Global

Compartilhar

*Por Renato Fazzolari 

O QUE MUDA COM ESTE NOVO CONCEITO?

Com a Globalização nas empresas, não dá mais para conceber que alguns setores  dentro da mesma empresa vão bem, enquanto outros vão mal.

O que adianta a área de vendas vender bem se a indústria não acompanhar o ritmo; se produzir com qualidade e quantidade insuficientes, fatalmente, mais cedo ou mais tarde os clientes ficarão insatisfeitos e poderão passar a comprar da concorrência.

Se o contrário acontecer, e o setor de produção produzir com qualidade e quantidade, mas a área de vendas não “desovar” os produtos, o estoque ficará alto, o custo aumentará, e a margem de lucro poderá diminuir ou mesmo ocorrer prejuízo, e as consequências das empresas que operam com prejuízo são bem conhecidas.

Esse exemplo é só para elucidar um efeito de quando a empresa não está afinada com a mentalidade globalizada.

Se a globalização mundial é boa ou ruim, não nos cabe comentar neste espaço, mas em relação às empresas sim, pois é uma realidade muito comum e cabe um alerta, a fim de que nem empresa, nem profissionais sofram as consequências negativas por desconhecimento ou omissão. Essa realidade de globalizar a empresa veio para mudar radicalmente os paradigmas das posturas dos profissionais.

Não adianta mais achar que se o seu setor estiver indo bem, e houver algum problema fora dele não será problema seu, pois o problema será seu sim! Pode ter certeza disso!

Antigamente, quando alguém perdia o emprego, ficava envergonhado, pois a imagem que se tinha é que essa pessoa era incompetente. Hoje, demitir funcionários é uma questão estratégica financeira, e até de sobrevivência para as empresas, de maneira que se a empresa não estiver indo bem, é bom você “colocar as barbas de molho”, pois seu emprego poderá estar ameaçado, independentemente de sua capacidade e desempenho profissional.

Se antigamente se solicitava que os profissionais se envolvessem e se comprometessem com a empresa, hoje o que era solicitação passou a ser uma exigência natural.

Atualmente os funcionários não mais participam de um único setor, mas tem que estar inteirados e comprometidos com toda a empresa, pois o sucesso da empresa pode lhe garantir o emprego e até uma promissora carreira profissional. Caso contrário, se a empresa estiver indo mal, a próxima vítima poderá ser você!

E por falar nisso, você anda revendo seus conceitos sobre o que é ser um profissional eficiente?

Até a próxima e muita paz!

 

*Renato Fazzolari é fundador da AGRHO Headhunting, psicólogo, terapeuta transpessoal, escritor, articulista da UDOP, palestrante e conferencista em congressos e seminários. Ex-Gerente e Diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

etanol
Últimas Notícias

Aumento na mistura de etanol à gasolina melhora cenário para usinas

O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, está considerando aumentar a mistura...

Últimas Notícias

Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos

Shell e Rubens Ometto, da Cosan, tinham colocado na mesa uma injeção...

Últimas Notícias

Vale fecha acordo com chinesa Shandong para afretar os primeiros navios movidos a etanol

A Vale fechou um contrato de afretamento de 25 anos com a...