Home Destaque Especial RH: O bom ambiente de trabalho
DestaqueOpiniãoPopularÚltimas Notícias

Especial RH: O bom ambiente de trabalho

Compartilhar

O que é, afinal, um bom ambiente de trabalho? 

 por Renato Fazzolari

Bom ambiente de trabalho seria um lugar em que todos são cordiais, sorridentes, em que jamais um contradiz o outro, em que os funcionários e as respectivas famílias se visitam?

Se a empresa estiver indo otimamente bem, até que os ingredientes acima podem representar um bom ambiente de trabalho, porém se ela estiver “mal das pernas”, pode ser que o modelo acima seja a causa do insucesso, e falar que ela tem um bom ambiente de trabalho é quase uma heresia.

Eu explico:

Um bom relacionamento profissional não necessariamente deve ser um relacionamento de aceitação irrestrita; o dia a dia é gerador de conflitos, disputas e competitividades, e quando o ambiente está naquela “mornosidade”, acomodado em um comportamento de excessiva consideração entre departamentos e funcionários, pode ser que as condições criadas pelo ambiente impossibilitem uma atuação profissional mais firme, objetiva e necessária.

De maneira que, um bom ambiente de trabalho não deve ser confundido com um reduto de pessoas boazinhas (visto que “boazinha” já é um diminutivo de boa, é quase um “ruinzinho”).

No trabalho, as pessoas devem ser cordiais sim, porém, com respeito profissional entre todos, e respeito profissional implica em aceitação dos pontos de vista diferentes; em se contradizerem com firmeza quando necessário.

As caras podem ser mais severas e menos risonhas. Os profissionais devem ser responsáveis, e mesmo que as famílias não se visitem, o importante é que cada um saiba que sua postura profissional estará mais do que participando de um ato social, estará cumprindo o dever de ajudar a empresa a prosperar, e com isso garantir o salário e o emprego do colega, cuja família nem sequer conhece.

Portanto, bom ambiente de trabalho é cordialidade, porém, com respeito e postura profissional.

Até a próxima, e muita paz!

 

*Renato Fazzolari é fundador da AGRHO Headhunting, psicólogo, terapeuta transpessoal, escritor, articulista da UDOP, palestrante e conferencista em congressos e seminários. Ex-Gerente e Diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais.

 

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar fecha em forte alta com avanço do petróleo

Os preços do açúcar fecharam em forte alta nas bolsas internacionais nesta...

Últimas Notícias

Cosan deixará a Bolsa de Nova York em 18 de setembro

Cosan protocolou formulário na SEC para avançar com processo de deslistagem voluntária...

Últimas Notícias

Petribu arremata antiga Destilaria Água Limpa por R$ 19,4 milhões

Complexo de Monte Aprazível está desativado há mais de 13 anos e...

Últimas Notícias

Avanço dos biocombustíveis amplia necessidade de segurança cibernética das usinas brasileiras

Plantas de produção de etanol conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão...