Home Últimas Notícias Estimativa da Conab para safra 2022/23 é de 598,3 milhões de t
Últimas Notícias

Estimativa da Conab para safra 2022/23 é de 598,3 milhões de t

Compartilhar

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou a previsão de produção e produtividade da safra brasileira de cana-de-açúcar 2022-2023. A estimativa é de produção de 598,3 milhões de toneladas, um crescimento de 2,2% sobre a produção da safra 2021/2022.

A produtividade está calculada em 72.026 quilos por hectare, 3,9% a mais que a obtida na safra anterior. Em Uberaba, o Conselho de Previsão de Safra trabalha com um total de 117 mil hectares em lavouras de cana no município e mais 16.600 hectares de áreas em formação. Os conselheiros foram unânimes em dizer, no entanto, que a área de cana vai reduzir na próxima safra em Uberaba.

Em Minas Gerais, para o ciclo 2022/23, o clima se apresentou bem mais favorável ao desenvolvimento das lavouras, até o momento. Assim, mesmo com uma estimativa inicial de leve redução na área em produção (-0,4%), a perspectiva é de que a safra registre aumento no rendimento médio da cultura na ordem de 5,2%, com produtividade de 79,5 mil kg/há, e na produção total em comparação ao exercício anterior, podendo chegar a 67 milhões de toneladas de cana-de-açúcar colhidas (crescimento de 4,8% em comparação ao resultado de 2021/22).

Desse total, a estimativa é de uma safra mais açucareira, com volume de 5,5 milhões de toneladas do adoçante, um aumento de 31,9% em relação a 21/22. Já a produção de etanol é esperada em menor volume, chegando a 2,4 bilhões de litros, menor em 17,3% que o ciclo anterior, sendo que a produção de etanol anidro é estimada em 987,9 milhões de litros (-18,8%) e hidratado, 1,4 bilhão de litros (-16,2%).

“O acréscimo foi motivado por ajustes na área colhida e produtividade obtida, principalmente no estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. De acordo com o levantamento, a área de colheita também foi ajustada em torno de 2,2% em relação aos dados apurados anteriormente, alcançando 8,3 milhões de hectares”, destacou comunicado da Conab.

O levantamento da entidade aponta ainda que o Brasil deverá produzir 36,4 milhões de toneladas de açúcar nesta safra, um acréscimo de 4,1% frente à safra 2021/22. Quanto ao etanol total, está previsto um aumento de 4,2% para o biocombustível em relação à safra passada.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Califórnia autoriza venda de gasolina com maior teor de etanol para reduzir preços

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, sancionou uma lei que permite a...

Últimas Notícias

Etanol sobe 2,51% no Sudeste na primeira quinzena de setembro

Mesmo com avanço, biocombustível mantém o menor preço médio do país, a...

Últimas Notícias

IG4 deve apresentar proposta firme por créditos da Raízen em até três semanas

Gestora mira assumir controle da companhia após conversão de parte da dívida...

açúcar
DestaqueÚltimas Notícias

Açúcar está entre motores das exportações do agro, mas geopolítica amplia riscos, aponta Rabobank

O açúcar esteve entre os principais motores do crescimento das exportações brasileiras...