Home Açúcar Estimativa de superávit global para safra 2024/25 vira para déficit
AçúcarÚltimas Notícias

Estimativa de superávit global para safra 2024/25 vira para déficit

Compartilhar

A previsão global de açúcar sofreu uma revisão significativa, passando de um superávit de 0,5 milhão de toneladas para um déficit de 1,2 milhão de t na safra 2024/25, devido a cortes nas estimativas de produção em países asiáticos como Índia, Tailândia e Paquistão. Segundo análise do Itaú BBA, esse cenário global apresenta um leve déficit, que pode se agravar caso as safras na Ásia continuem com desempenhos abaixo do esperado.

“Além disso, o clima no Centro-Sul do Brasil também impacta as previsões, com chuvas abaixo da média histórica em janeiro e projeções para fevereiro ainda desfavoráveis. A valorização da taxa de câmbio brasileira também tem dado sustentação aos preços do açúcar na bolsa de Nova York”, disseram os analistas do banco em relatório.

Em relação à produção, a Tailândia, embora tenha avançado na colheita em relação ao ano anterior, está enfrentando produtividade inferior ao esperado, o que resultou em uma redução de estimativas de produção, de 10,8 milhões de t para 10,6 milhões de t . No Paquistão, a situação também é preocupante, com produtividade aquém das expectativas. Já no México, a seca prolongada impactou a disponibilidade de cana, mas ainda se espera uma recuperação na produção em relação à safra anterior, embora abaixo das previsões iniciais.

“Para a safra 2025/26 no Centro-Sul do Brasil, nossa projeção permanece em 601 milhões de toneladas de cana, sendo que o consenso de mercado está com previsões entre 580 e 620 milhões de toneladas. No entanto, o clima tem mostrado variações importantes: após um período de chuvas bem acima da média até dezembro, o mês de janeiro trouxe precipitações abaixo da média, o que diminui o potencial de produção e reduz a expectativa de revisões positivas nas estimativas. Esse cenário também contribui para limitar a pressão baixista sobre os preços do açúcar, que já estavam sendo antecipados pelo mercado”, disseram os analistas do Itaú BBA.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...