Home Últimas Notícias Etanol hidratado fecha em queda 7,82% no início de janeiro
Últimas Notícias

Etanol hidratado fecha em queda 7,82% no início de janeiro

Refueling Car With Gasoline Pump Nozzle, Selective Focus on pump nozzle
Compartilhar

Os preços do etanol, tanto anidro quanto hidratado, recuaram de forma significativa na semana passada no estado de São Paulo, de acordo com dados do Cepea. Entre 9 e 13 de janeiro, o Indicador Cepea/Esalq semanal do etanol hidratado no estado paulista fechou a R$ 2,5896/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins – alíquota zerada), forte queda de 7,82% frente ao do período anterior.

Para o anidro, o Indicador Cepea/Esalq fechou a R$ 3,0829/litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins – alíquota zerada), baixa de 4,51%. Segundo pesquisadores do Cepea, a perda de competitividade do etanol frente à gasolina na ponta varejista segue gerando pouco interesse de compradores em adquirirem novos volumes do biocombustível no mercado spot.

Além disso, a expectativa de que os impostos federais sobre o combustível voltassem a ser considerados no começo de janeiro (o que não ocorreu) fez com que algumas distribuidoras intensificassem as compras no final de dezembro. Assim, o mercado segue com estoques do produto que foi adquirido a valores mais altos. Algumas usinas, por outro lado, ficaram firmes nos preços ofertados ou estiveram fora do mercado, na expectativa de uma possível volta da cobrança dos impostos federais.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

Quando Brasília chama para um dedo de prosa, e a Shell avalia reforçar o capital da Raízen

Uma leitura mineira e estrutural do downstream Nos últimos dias, ganharam relevância...

Últimas Notícias

Raízen informa à B3 que avalia alternativas para reduzir alavancagem e reforçar capital

A Raízen informou que seus acionistas controladores mantêm em curso análises prioritárias...

Últimas Notícias

Debate na Câmara define biocombustíveis como eixo da transição energética

Evento proposto pelo deputado Arnaldo Jardim reuniu lideranças públicas e privadas Em...

Últimas Notícias

Safra 2026/27 deve ter mix açucareiro abaixo de 50% com moagem chegando a 629 milhões de t

A safra 2026/27 de cana-de-açúcar deve iniciar com mudança relevante no direcionamento...