Home Bioenergia Etanol: Mato Grosso tem o 2º mais barato do país
BioenergiaDestaque

Etanol: Mato Grosso tem o 2º mais barato do país

Mato Grosso é o 2º estado com o menor preço médio de venda do etanol do Brasil, mesmo com as últimas altas no valor desse combustível.
Compartilhar

A Secretaria de Comunicação de Mato Grosso divulgou um estudo promovido pela Ticket Log, empresa que possui especialidade em administração de frotas e soluções de mobilidade, que mostra que o Mato Grosso é o 2º estado com o menor preço médio de venda do etanol do Brasil, mesmo com as últimas altas no valor desse combustível.

O estudo foi feito com base nos preços praticados entre 30 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro deste ano. E, de acordo com o levantamento, o Mato Grosso só fica atrás de São Paulo no ranking dos estados onde é mais vantajoso ao cidadão abastecer com etanol em relação à gasolina. Apenas nove estados foram considerados vantajosos.

Em Mato Grosso, o preço médio do litro do etanol é de R$ 3,072 e o custo médio por km rodado é de R$ 0,361. Um dos fatores preponderantes no valor de venda do etanol é a carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado por cada Estado.

Esse quesito explica, segundo o Governo do Estado, o porquê de Mato Grosso estar em posição de competitividade, uma vez que possui a segunda menor alíquota do país, com 12,5%, atrás apenas de São Paulo, que pratica o percentual de 12%.

Na maioria dos Estados, a alíquota aplicada ao combustível está em torno de 20%. Em alguns Estados o percentual é mais elevado, como no Rio Grande do Sul, que atinge 30%.

Já nos Estados vizinhos, o valor cobrado é superior ao dobro do aplicado em território mato-grossense. Em Tocantins, a alíquota é 29%; Rondônia está fixado em 26%; e no Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul e Goiás é cobrado 25%.

Pela Legislação estadual vigente, o Governo pode cobrar uma alíquota de até 25% sobre o etanol. No entanto, um benefício é concedido ao segmento, o que reduz a base de cálculo do imposto, chegando na carga tributária efetiva de 12,5%.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

revati
Últimas NotíciasDestaque

Renuka Vale do Ivaí é inclusa em “lista suja” do trabalho escravo

Sucroenergética de São Pedro do Ivaí (PR) entrou na lista após caso...

Últimas NotíciasDestaque

Paulicéia inicia safra 2026/2027 com expectativa de crescimento e foco em sustentabilidade

A Usina Caeté – Unidade Paulicéia iniciou a safra 2026/2027 com expectativa...

Irrigação cana mitos
AgrícolaDestaqueOpiniãoÚltimas Notícias

A importância de um elenco varietal equilibrado na usina

Uma das principais tecnologias de produção e um dos insumos mais baratos...