Home Últimas Notícias Etanol: mudanças tributárias ainda afetam competitividade do biocombustível
Últimas Notícias

Etanol: mudanças tributárias ainda afetam competitividade do biocombustível

Compartilhar

A competitividade e as vendas do etanol hidratado vem sendo afetadas pelas alterações tributárias. Na primeira metade de agosto, de acordo com dados divulgados pela Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), as vendas do biocombustível feitas pelas usinas do Centro-Sul foram bem menores, enquanto a comercialização do etanol anidro continuou mais alta.

As vendas de etanol hidratado recuaram 6,3% na primeira quinzena deste mês em comparação com o mesmo período da safra passada e a comercialização de anidro aumentou 15,7%. O volume de etanol hidratado ficou em 645,4 milhões de litros, a menor quantidade em uma só quinzena nesta temporada, que começou em abril.

Desde que o governo federal isentou os combustíveis de PIS/Cofins, em junho, e que os Estados começaram a diminuir as cargas de ICMS ao longo do mês seguinte, o biocombustível só se manteve competitivo em relação à gasolina em Mato Grosso em algumas semanas.

Segundo Tarcilo Rodrigues, diretor da trading Bioagência, ouvido pelo jornal Valor, ainda que o preço do etanol tenha caído nas bombas de quase todos os Estados nas duas primeiras semanas de agosto, a queda da gasolina foi mais acentuada, pois há ainda um efeito de “marketing”. “O consumidor foi bombardeado com a informação de que o preço da gasolina ia cair de forma bastante drástica”, disse ao Valor.

Ainda de acordo com ele, haverá uma acomodação dos preços e aposta em mais quedas do etanol nas bombas, já que o preço para as usinas produtoras recuou de maneira mais acentuada até agora.

Como reflexo das alterações tributárias, as vendas de gasolina voltaram a crescer, o que se vê nos dados de vendas do aditivo renovável. Com 493 milhões de litros comercializados, os 15 primeiros dias de agosto foram a melhor quinzena da safra para o mercado de etanol anidro.

Além da migração do consumo do etanol hidratado para o combustível fóssil, o resultado também se deve a outros fatores. Parte desse volume de vendas do anidro no Centro-Sul foi direcionado para abastecer o Nordeste. A região ainda não havia iniciado de forma expressiva a moagem de cana da nova safra e também não importou volumes relevantes de etanol porque a janela de arbitragem está fechada, segundo Rodrigues.  Há, ainda, um aumento geral da demanda por combustíveis estimulada pela queda dos preços, pela retomada das atividades presenciais e pelo fim das férias escolares.

Com informações do Valor Econômico

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

etanol
Últimas Notícias

Aumento na mistura de etanol à gasolina melhora cenário para usinas

O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, está considerando aumentar a mistura...

Últimas Notícias

Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos

Shell e Rubens Ometto, da Cosan, tinham colocado na mesa uma injeção...

Últimas Notícias

Vale fecha acordo com chinesa Shandong para afretar os primeiros navios movidos a etanol

A Vale fechou um contrato de afretamento de 25 anos com a...