Home Últimas Notícias Etanol pode ser protagonista na eletrificação dos automóveis
Últimas Notícias

Etanol pode ser protagonista na eletrificação dos automóveis

Protótipo da Nissan utiliza etanol para gerar hidrogênio que alimenta célula a combustível (Foto: Nissan | Divulgação)
Compartilhar

*Boris Feldman

Olha! Vamos devagar com o andor com essa história de carro elétrico. É lógico que a tendência é dele mesmo. Em mais dia, menos dia, o mundo inteiro vai ter carro elétrico.

Mas no Brasil, especialmente, hã alguns probleminhas. Primeiro deles é o preço: O elétrico é muito caro porque as baterias custam muito. Segundo, com esse país de dimensões continentais, você não pode ter um carro elétrico para ir para qualquer lugar, porque nem todas as estradas, aliás, muito poucas, têm eletroposto para carregar a bateria.

E para recarregar, às vezes, você vai demorar 1h, 2h. Sem dizer que você pode chegar no eletroposto e já ter carro na fila esperando. Já pensou?

Etanol

Além disso, nós temos uma solução excepcional, que se chama etanol. Etanol é sempre limpo. E não é como o carro elétrico, porque quando você recarrega, por exemplo, na Europa, onde tem usina térmica com diesel ou usina de carvão, você não está poluindo onde você anda com o carro, mas está poluindo lá onde se gera essa energia elétrica, não é mesmo?

O etanol não, o etanol é limpo. E o etanol permite várias soluções limpas. Por exemplo, o carro híbrido, motor a combustão e elétrico, mas o combustão, em vez de gasolina, pode usar o etanol. Então, a poluição é quase nenhuma.

Hidrogênio

Mais, o etanol dá origem ao hidrogênio, dele você pode tirar o hidrogênio. Com o hidrogênio você alimenta no carro uma célula a combustível, fuel cell. Ela gera energia elétrica para o carro andar. Então, é uma outra possibilidade do uso do etanol para evitar a poluição do ambiente e sem investir uma nota preta em um carro elétrico que, não só custa caro, como ainda existem, até hoje, restrições em muitas regiões do país para que ele seja utilizado.

*Boris Feldman é jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Conteúdo Original do Portal Autopapo

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercadante sobre a Raízen: Responsabilidade pela solução é dos acionistas, Cosan e Shell

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que a responsabilidade pela recuperação...

OpiniãoÚltimas Notícias

O que esperar da safra 2026/27?

Embora as perspectivas de produtividade para essa Safra 2026/27 sejam positivas, com...

Últimas Notícias

Mulheres ganham cada vez mais espaço e protagonismo na CRV Industrial

Com 221 colaboradoras em diferentes áreas, a CRV Industrial de Minas Gerais...

Últimas Notícias

Alta do petróleo pode levar usinas a priorizar produção de etanol no Brasil

A recente escalada dos preços do petróleo no mercado internacional, impulsionada pelas...