Home Destaque Etanol: produção em MT deve chegar a 4,6 bilhões de l
DestaqueSafra canaÚltimas Notícias

Etanol: produção em MT deve chegar a 4,6 bilhões de l

etanol
Compartilhar

A produção de etanol em Mato Grosso deve chegar nesta temporada (2022/23) e 4,6 bilhões de litros, uma alta de 13% se comparada a safra passada, quase 500 milhões de litros a mais.

De acordo com o Sindalcool (Sindicato das Indústrias de Bioenergia),  do total de etanol 3,6 bilhões serão oriundos do milho e 1,07 bilhão da cana-de-açúcar. No ano passado foram produzidos 4,07 bilhões de litros de etanol.

Mato Grosso é o maior produtor de etanol de milho do país e o terceiro no ranking geral, quando somada a produção de cana. Segundo o Sindalcool, esse cenário trouxe uma mudança significativa no perfil econômico da cadeia produtiva local. A demanda nacional estimulou o investimento das indústrias, que aprimoraram seus processos industriais, aumentando sua produtividade.

Além de gerar em 2021 mais de 168 mil empregos no estado, um levantamento do Sindalcool mostra que o setor está ajudando na movimentação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em 2020, foram mais de R$ 469 milhões. Já em 2021, houve um crescimento de 77,5% em relação a esse valor, com um total de R$ 833,2 milhões em tributos. Para a safra deste ano, as expectativas revelam altos números.

Produção cana-milho em MS

A previsão é de uma moagem de 15,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que será usada para a produção de 1,02 bilhão de litros de etanol e 473 mil toneladas de açúcar. Já para o milho, serão 8,35 milhões de toneladas destinadas para moagem, gerando 3,59 bilhões de litros de etanol e 2,26 milhões de toneladas de DDG, um concentrado proteico de milho utilizado para alimentação animal.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...