Home Últimas Notícias Etanol: recuperação dos preços, porém estoques ainda elevados
Últimas Notícias

Etanol: recuperação dos preços, porém estoques ainda elevados

Compartilhar

O preço do hidratado apresentou recuperação nas últimas semanas de janeiro, e pode estar associado ao aumento da demanda pelo biocombustível. Porém, os estoques elevados podem continuar pressionando preços.

Em Paulínia, a cotação do hidratado chegou a R$ 2,23/l no final de janeiro (26/01), sem impostos, representando aumento de 11,7% comparado com 30 dias atrás (26/12). O incremento de preço pode estar atrelado ao aumento da demanda pelo biocombustível, e às ações de propagandas a fim de apresentar benefícios da utilização do etanol para a população, realizado pela UNICA.

Do lado da oferta, segundo dados da UNICA, a produção total de etanol atingiu na 1ª quinzena de janeiro 0,3 milhão de m³, alta de 39,9% comparado com a mesma quinzena da safra anterior. No acumulado de safra, a produção total de etanol chegou aos 31,8 milhões de m³, alta de 14,8% em relação ao mesmo período de 2022/23. Desse total, 12,8 milhões de m³ foram de anidro e 19 milhões de m³ de hidratado, representando aumento de 8,5%e 19,4%, respectivamente, no mesmo comparativo.

Em relação à demanda de hidratado, as saídas das usinas para o mercado interno, segundo dados da UNICA, cresceram em janeiro em 39,1%, atingindo 1,8 milhão de m³, comparado com janeiro de 2023, e nos primeiros 15 dias do ano foram 796 mil m³, alta de 83,8% frente a 1ª quinzena de jan/23. No acumulado, as saídas para o mercado interno foram 11,9% maiores no mesmo comparativo.

Com o crescimento da oferta de etanol, dado o aumento do volume de moagem da cana, a demanda pelo biocombustível mesmo em crescimento ainda é menor que a produção. Tal fato resulta em estoques de hidratado mais elevados e pressionam o preço com o adicional da expectativa de início de safra antecipada em meados de março. As paridades entre hidratado e gasolina C continuam favoráveis ao biocombustível nos principais estados consumidores de etanol. No caso de São Paulo, na semana de 21 a 27 de janeiro a paridade está em 58,8%.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...