Home Últimas Notícias Etanol: vendas crescem 2,07% e anidro tem alta de quase 74% em janeiro
Últimas Notícias

Etanol: vendas crescem 2,07% e anidro tem alta de quase 74% em janeiro

Compartilhar

Em janeiro, as vendas de etanol pelas unidades do Centro-Sul totalizaram 3,06 bilhões de litros, o que representa uma variação positiva de 2,07% em relação ao mesmo período da safra 2023/2024.

No mercado interno, o volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sul totalizou 1,83 bilhão de litros, registrando crescimento de 3,90% em relação ao mesmo período da safra anterior. A venda de etanol anidro, por sua vez, atingiu a marca de 1,09 bilhão de litros, com avanço de 5,34%.

O diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues, destaca que “na segunda quinzena de janeiro, o volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sul no mercado interno surpreendeu, superando 1 bilhão de litros pela primeira vez nessa safra e sendo o maior valor registrado desde a 2ª quinzena de julho da safra 2019/2020”.

No acumulado desde o início da safra 2024/2025 até 1º de fevereiro, a comercialização de etanol pelas unidades do Centro-Sul somou 29,83 bilhões de litros, registrando crescimento de 10,73%. O volume acumulado de etanol hidratado totalizou 19,21 bilhões de litros (+18,18%), enquanto o de anidro alcançou 10,62 bilhões de litros (-0,60%).

“A despeito da retração na moagem, a oferta de etanol cresceu devido ao aumento na produção de etanol a partir do milho, ao mix de produção mais alcooleiro nas usinas de cana, ao estoque de passagem mais elevado no início do ciclo 2024/2025 e a redução nas exportações do biocombustível, permitindo um avanço significativo nas vendas no mercado interno”, explicou Rodrigues.

Produção de etanol anidro teve alta de 73,97%

A produção de açúcar na segunda quinzena de janeiro totalizou apenas 7,3 mil toneladas. No acumulado desde o início da safra, a fabricação do adoçante totalizou 39,80 milhões de toneladas, contra 42,13 milhões de toneladas do ciclo anterior (-5,52%).

Na segunda metade de janeiro, a fabricação de etanol pelas unidades do Centro-Sul atingiu 401,8 milhões de litros, sendo 237,5 milhões de litros de etanol hidratado (+8,79%) e 164,3 milhões de litros de etanol anidro (+73,97%). No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação do biocombustível totalizou 33,19 bilhões de litros (+3,43%), sendo 21,11 bilhões de etanol hidratado (+9,84%) e 12,08 bilhões de anidro (-6,14%).

Do total de etanol obtido na segunda quinzena de janeiro, 96,49% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 387,67 milhões de litros neste ano, contra 280,10 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2023/2024 – aumento de 38,40%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 6,78 bilhões de litros – avanço de 31,23% na comparação com igual período do ano passado.

O diretor da UNICA acrescenta que a produção de etanol de milho registrada até o momento já é superior ao volume observado em toda a safra 2023/2024. “Faltando dois meses para terminar oficialmente a safra 2024/2025, já registramos recorde de produção de etanol de milho no Centro-Sul”, afirma Rodrigues.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra moagem de 700 mil toneladas no quatro trimestre da safra 2024/25

A Raízen, maior grupo sucroenergético do país, omunicou, por meio de Fato...

Últimas Notícias

Citi reitera recomendação de compra para ação da Jalles, que pode subir mais de 121%

O banco também atualizou as perspectivas para o balanço do primeiro trimestre...