Home Destaque Etanol: Volkswagem e Unicamp assinam protocolo para pesquisas com biocombustível
DestaqueEtanol

Etanol: Volkswagem e Unicamp assinam protocolo para pesquisas com biocombustível

Compartilhar

O uso do etanol em sistemas de propulsão veicular elétrica ou híbrida será foco de estudos. A Volkswagem América Latina acaba de assinar com a Unicamp uma carta de intenções na qual prevê o apoio a duas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de processos, sistemas ou dispositivos para a habilitação do uso do etanol em sistemas de propulsão veicular elétrica ou híbrida.

Os estudos englobam o reformador de etanol e a célula de combustível a etanol. O protocolo de intenções foi assinado pelo presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si e o professor docente da Unicamp, Hudson Zanin.

“A proximidade com a Unicamp fortalece e nos traz o conhecimento necessário para a nossa estratégia de descarbonização, uma vez que irá desenvolver tecnologias com base no etanol, um combustível com baixa emissão de CO2, para utilização no mercado interno e exportação. Além disso, ela é fundamental para as atividades relacionadas ao nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Biocombustíveis recém-anunciado no Brasil”, afirmou Pablo Di Si.

Para o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, a Universidade de Campinas conta com laboratório de biotecnologia e engenharia genética, bem como pesquisadores de elevada qualificação, capazes de desenvolver este potencial em torno do etanol.

“Podemos abastecer o mercado nacional com esta tecnologia e exportar o conhecimento correspondente “, finalizou o reitor.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

São Paulo irá investir R$ 30 milhões para capturar e armazenar carbono do etanol de cana

Em sua primeira etapa, projeto de armazenar carbono do etanol conta com...

Últimas NotíciasDestaque

Usina mineira CRV Industrial projeta moer 2,2 milhões de toneladas

Com expansão na moagem, a  CRV passa a ter capacidade para 12...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen protocola plano de recuperação extrajudicial com apoio de 75% dos credores

Raízen prevê conversão de parte da dívida em ações, aporte de até...