Home Mercado Bolsonaro sinaliza em reduzir mistura de etanol anidro à gasolina
Mercado

Bolsonaro sinaliza em reduzir mistura de etanol anidro à gasolina

O intuito do setor sucroenergético é fortalecer a cooperação técnica e a troca de experiências sobre etanol brasileiro com a Índia.
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu nesta quinta-feira, 23, em transmissão ao vivo nas redes sociais, a diminuição da concentração de etanol na gasolina como forma de diminuir o preço desse combustível, um dos atuais “vilões” da inflação. Por outro lado, afirmou que os usineiros “vão chiar” com a medida.

“A gasolina custa em média R$ 2 na refinaria, aumenta de preço porque é adicionado etanol. Etanol encarece gasolina na origem”, declarou o chefe do Executivo. Hoje, a lei autoriza a mistura de 18% a 27% de etanol anidro à gasolina. Quem decide o porcentual é o Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima), vinculado ao Ministério da Agricultura e integrado às pastas da Economia e de Minas e Energia. “O preço da gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol na gasolina”.

Bolsonaro reconheceu na live que a possibilidade de diminuir a proporção de etanol na gasolina não é um ato unilateral da Presidência e sugeriu que a medida poderia causar revolta. “Os usineiros vão chiar, porque eles têm um mercado garantido hoje em dia, que é o etanol que você bota no seu carro, na gasolina ou o etanol puro. Então, olha o tamanho da encrenca para a gente diminuir o porcentual da mistura do etanol na gasolina”, disse o presidente.

Apesar da sugestão, Bolsonaro insistiu na retórica de que a alta no preço dos combustíveis se deve à cobrança do ICMS, um imposto estadual que varia proporcionalmente. Ele vem cobrando os governadores a baixar o imposto, a maior fonte de arrecadação em vários Estados.

O preço dos combustíveis é altamente impactado, ainda, pela cotação do dólar, muitas vezes alavancado por crises políticas nascidas dentro do Planalto e pela crise fiscal.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar volta a subir na ICE com maior mistura de etanol na gasolina brasileira

Os contratos futuros do açúcar negociados na bolsa ICE tiveram uma recuperação...

Últimas NotíciasMercado

Açúcar recua pelo segundo pregão seguido com melhora das chuvas na Índia; petróleo limita perdas

Os contratos futuros do açúcar encerraram a segunda-feira (14) em queda nas...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar recua com queda do petróleo e melhora das chuvas na Índia

Os contratos futuros do açúcar fecharam em queda na sexta-feira (10). Em...

Últimas NotíciasMercado

Petróleo sobe com cobertura de posições antes de feriado nos EUA

Os preços do petróleo registraram pequenos ganhos nesta quinta-feira, 2, à medida...