Home Agrícola Evento marcará apresentação de três variedades de cana-de-açúcar 
AgrícolaDestaqueMercadoUsinas

Evento marcará apresentação de três variedades de cana-de-açúcar 

Compartilhar

A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) e o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar – PMGCA da Universidade Federal Rural de Pernambuco — UFRPE vão realizar, nos dias 26 e 28 de outubro um evento de liberação regional de variedades RB.

Os eventos acontecem na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco — AFCP no dia 26, em Recife, às 14h, e na Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba — Asplan, no dia 28, em João Pessoa, às 9h30.

As três variedades são RB943047, RB021754, e RB041443, sendo esta última uma das mais promissoras para a Paraíba e plantada com sucesso, por exemplo, na Usina Monte Alegre.

Segundo o Coordenador de Melhoramento da Ridesa — PE, Djalma Euzébio Simões Neto, das 21 variedades lançadas e liberadas pela Ridesa em todo o país, três delas são direcionadas ao Nordeste.

As novas variedades se destacaram nos ensaios experimentais demonstrando serem clones promissores e durante os eventos os pesquisadores da Ridesa farão a apresentação da cada uma. “A RB041443 é, sem dúvida, uma grande oportunidade para manejo diante do padrão que se tem que é a RB 92579”, comentou Djalma.

Com 10 mil hectares plantados nos tabuleiros costeiros do Nordeste, a variedade 041443 possui alta produtividade, crescimento ereto, baixo florescimento e é resistente às principais pragas que acometem a cana, inclusive a nematoide.

Os dados médios de rendimento mostram que é superior em mais de 20 toneladas ao padrão 92579. As curvas de adaptabilidade da planta são parecidas com a RB 92579, no entanto, a 041443 se mostra superior à 92579 em outras fases da safra. Na Usina Monte Alegre, na Paraíba, já é possível ver o sucesso dessa variedade.

A RB 943047 também possui alta produtividade, crescimento ereto, baixo florescimento e resistência às principais doenças. O estudo de adaptabilidade e estabilidade mostrou que a variedade é ligeiramente superior a ambiente restritivo e substancialmente superior em ambientes favoráveis frente ao padrão da região RB 92579.

A RB 021754 também traz a alta produtividade, florescimento baixo e a resistência às principais doenças que afetam a cana de açúcar. Sua curva de adaptabilidade é bem parecida com a 92579 e ela rende 97 toneladas por hectare, superando o rendimento regional em oito toneladas. Ela, sem dúvida também se mostra mais uma opção para o manejo.

Durante o evento de liberação dessas variedades, o produtor vai conhecer em detalhes cada uma delas com as palestras técnicas: “Estação de floração e cruzamento de devaneio”; “Resultados de clones promissores” e “Censo varietal 2020/2021”. Para o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, essa é uma oportunidade que o produtor canavieiro associado não pode perder.

“A cada dia que passa estamos em busca de melhorar a produtividade de nossa cana, ou seja, queremos crescer verticalmente, em qualidade de cana e não em quantidade de cana, horizontalmente. Essa é uma oportunidade para conhecer o que as pesquisas e experimentos da Universidade tem para nos ajudar para melhorarmos nossa produção”, comentou o dirigente.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Orplana defende êxito do RenovaBio durante audiência em Brasília

CEO da entidade, José Guilherme Nogueira destacou que inclusão do produtor de...

Últimas NotíciasDestaque

SADA Combustíveis expande atuação com mais uma base de operações na região Nordeste

A SADA Combustíveis, empresa distribuidora de combustíveis que integra o Grupo SADA,...

Últimas NotíciasDestaque

Neomille conclui captação de R$ 500 milhões em CRA

A Neomille, subsidiária da Cerradinho Bioenergia, informa que concluiu captação de R$...