Home Últimas Notícias Evento no Japão aborda descarbonização da aviação com etanol
Últimas Notícias

Evento no Japão aborda descarbonização da aviação com etanol

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
Compartilhar

A União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da Embaixada do Brasil no Japão, realizam, no dia 18 de outubro, em Tóquio, um seminário para debater a descarbonização do setor aéreo.

A iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e conta com a participação do governo japonês, representado pelos ministérios da Economia, Comércio e Indústria (METI) e da Indústria e Transporte (MLIT), além do Instituto de Economia da Energia do Japão (IEEJ).

Com o tema “Etanol brasileiro: principais atributos para descarbonizar o setor de aviação”, o seminário tem como objetivo compartilhar informações sobre os atributos do etanol brasileiro para produção do combustível sustentável da aviação (SAF) e as oportunidades de colaboração com o Japão nas metas de redução das emissões.

Atualmente, a Organização Internacional da Aviação Civil (Icao) reconhece onze vias de produção de biocombustíveis para SAF. Entre elas, uma das alternativas mais promissoras é o Alcohol-to-Jet (ATJ).

“Essa via usa etanol como matéria-prima e coloca o Brasil em posição de destaque na rota de descarbonização do setor da aviação”, explica o presidente da Unica, Evandro Gussi. “Nesse sentido, o nosso país tem alto potencial de colaboração com outras nações, como é o caso do Japão”, completa.

O seminário contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes; o diretor adjunto da divisão de política de infraestrutura de fornecimento de combustíveis da Agência de Energia e Recursos Naturais, Taku Hisai; e o membro do conselho e diretor responsável pela unidade de energia limpa do IEEJ, Yoshihiko Omori, além de representantes de empresas do setor de bioenergia no Brasil.

O seminário promovido pelo Brasil faz parte da programação da Exposição Aeroespacial Internacional do Japão 2024, que será realizada em Tóquio, entre 16 e 19 de outubro de 2024. Trata-se de uma das maiores exposições aeroespaciais do país, reunindo empresas privadas e agências governamentais, que atuam na fabricação, operação e manutenção nas áreas de aviação, espaço e defesa.

Durante os três dias de evento, o potencial do etanol brasileiro para a produção de SAF também deve ser fomentado no espaço da feira, em estande que apresenta os benefícios ambientais e socioeconômicos do biocombustível e sua contribuição para a mobilidade aérea.

A participação do Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, é uma iniciativa conjunta da Unica, da ApexBrasil e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), com apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.

Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
ArtigoOpiniãoÚltimas Notícias

Raízen, Cosan, Rumo e as conversas de varanda

Primeiro os fatos. A Cosan segue executando movimentos de simplificação societária, fortalecimento...

India
Últimas Notícias

Monções fracas e avanço do El Niño elevam risco para safra da Índia e reforçam incertezas no mercado de açúcar

Análise da S&P Global Platts aponta atraso das chuvas, maior probabilidade de...

Últimas Notícias

Produção de açúcar no Centro-Sul deve ter caído 9,5% no início de junho, aponta pesquisa

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena...

Últimas Notícias

Itaú BBA será mais seletivo nos empréstimos ao agronegócio

Apesar disso, BBA  projeta crescimento de 10% para sua carteira de crédito...