Home Últimas Notícias Evento no Japão aborda descarbonização da aviação com etanol
Últimas Notícias

Evento no Japão aborda descarbonização da aviação com etanol

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
Compartilhar

A União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da Embaixada do Brasil no Japão, realizam, no dia 18 de outubro, em Tóquio, um seminário para debater a descarbonização do setor aéreo.

A iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e conta com a participação do governo japonês, representado pelos ministérios da Economia, Comércio e Indústria (METI) e da Indústria e Transporte (MLIT), além do Instituto de Economia da Energia do Japão (IEEJ).

Com o tema “Etanol brasileiro: principais atributos para descarbonizar o setor de aviação”, o seminário tem como objetivo compartilhar informações sobre os atributos do etanol brasileiro para produção do combustível sustentável da aviação (SAF) e as oportunidades de colaboração com o Japão nas metas de redução das emissões.

Atualmente, a Organização Internacional da Aviação Civil (Icao) reconhece onze vias de produção de biocombustíveis para SAF. Entre elas, uma das alternativas mais promissoras é o Alcohol-to-Jet (ATJ).

“Essa via usa etanol como matéria-prima e coloca o Brasil em posição de destaque na rota de descarbonização do setor da aviação”, explica o presidente da Unica, Evandro Gussi. “Nesse sentido, o nosso país tem alto potencial de colaboração com outras nações, como é o caso do Japão”, completa.

O seminário contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes; o diretor adjunto da divisão de política de infraestrutura de fornecimento de combustíveis da Agência de Energia e Recursos Naturais, Taku Hisai; e o membro do conselho e diretor responsável pela unidade de energia limpa do IEEJ, Yoshihiko Omori, além de representantes de empresas do setor de bioenergia no Brasil.

O seminário promovido pelo Brasil faz parte da programação da Exposição Aeroespacial Internacional do Japão 2024, que será realizada em Tóquio, entre 16 e 19 de outubro de 2024. Trata-se de uma das maiores exposições aeroespaciais do país, reunindo empresas privadas e agências governamentais, que atuam na fabricação, operação e manutenção nas áreas de aviação, espaço e defesa.

Durante os três dias de evento, o potencial do etanol brasileiro para a produção de SAF também deve ser fomentado no espaço da feira, em estande que apresenta os benefícios ambientais e socioeconômicos do biocombustível e sua contribuição para a mobilidade aérea.

A participação do Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, é uma iniciativa conjunta da Unica, da ApexBrasil e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), com apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...