Home Últimas Notícias Evolução do financiamento no agro impulsiona investimentos em irrigação
Últimas Notícias

Evolução do financiamento no agro impulsiona investimentos em irrigação

Compartilhar

Nos últimos 10 anos, o financiamento no agronegócio passou por mudanças significativas. Antes centrado em taxas subsidiadas pelo governo, o setor viu a ampliação de fontes privadas, como bancos, fundos e indústrias, para suprir a crescente demanda por crédito. “O recurso subsidiado não é suficiente para o mercado”, destaca Bruna Neri, gerente financeira da Netafim. “Temos um agro mais tecnológico e sólido, pronto para investir.”

A irrigação é uma das tecnologias mais estratégicas para a segurança hídrica e a produtividade agrícola. No entanto, financiar esse tipo de investimento ainda enfrenta barreiras. Segundo Bruna, “O Proirriga é uma importante linha subsidiada para a irrigação, mas o mercado ainda demanda novas fontes de financiamento para atender plenamente seu potencial de crescimento. Estima-se que o valor liberado anualmente represente menos de 20% da expectativa do setor. Por isso, diversificar as opções de financiamento e atrair novos agentes pode ser um caminho estratégico para ampliar o acesso à irrigação”.

Os financiadores estão inovando com prazos ampliados, garantias flexíveis e pagamento em commodities. “A Netafim, por exemplo, desenvolveu uma linha de crédito via BNDES, com taxas pós-fixadas, prazos longos e carência para dar fôlego ao produtor”, afirma Bruna. Além disso, a empresa firmou parcerias com bancos privados para ampliar as opções de crédito.

A evolução do crédito possibilitou investimentos em tecnologias como a irrigação por gotejamento, promovendo o uso eficiente da água. “A irrigação reduz desperdícios e aumenta a produtividade, mitigando riscos climáticos”, ressalta Bruna.

Expansão do Gotejamento e o Futuro do Financiamento

Linhas de crédito mais flexíveis permitiram que pequenos e médios produtores adotassem a irrigação. “A combinação de novas tecnologias e crédito acessível pode transformar a agricultura brasileira, tornando-a mais eficiente e competitiva”, diz Bruna.

A Netafim segue expandindo parcerias com instituições financeiras para viabilizar crédito. “O futuro aponta para mais incentivos a práticas sustentáveis, com apoio de iniciativas públicas e privadas”, disse Bruna. Eventos como Agrishow, Femagri e Fenicafé desempenham um papel crucial nessa evolução. “Durante esses eventos, há uma maior busca por soluções de crédito, já que os agricultores procuram entender melhor as opções disponíveis e como elas podem apoiar suas necessidades tecnológicas e de irrigação”, conclui Bruna.

A combinação entre novas tecnologias de irrigação e modelos de financiamento mais acessíveis promete transformar a agricultura brasileira nos próximos anos. Com crédito mais flexível e diversificado, o setor ganha fôlego para investir em inovação, garantir segurança hídrica e aumentar a produtividade de forma sustentável.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...