Home Últimas Notícias Exportação de açúcar em portos paranaenses avança 92% em agosto ante igual mês de 2021
Últimas Notícias

Exportação de açúcar em portos paranaenses avança 92% em agosto ante igual mês de 2021

Compartilhar

Após dois meses de queda consecutiva nos volumes de açúcar embarcados nos portos do Paraná, as exportações do adoçante voltaram a crescer.  De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em nota, em agosto, 600,34 mil toneladas de açúcar foram exportadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. O volume representa alta de 92%, ante 312,4 mil toneladas em igual período de 2021.

Em julho, a variação já havia passado de 9,3%, com 623,36 mil toneladas de açúcar em 2022 ante 570,09 mil toneladas em 2021. Segundo os operadores, o volume ficou concentrado nos embarques por causa do atraso nas lavouras do Paraná e de Mato Grosso do Sul, principais origens do açúcar exportado pelos terminais paranaenses. De acordo com nota da Appa, divulgada pela Agência Estado, questões climáticas postergaram as exportações.

Na sexta-feira passada, 2, segundo os registros da autoridade portuária, três navios estavam atracados para carregar 76,76 mil toneladas de açúcar. Além desses, uma embarcação está programada para atracar e carregar 47,5 mil toneladas nos próximos dias.

Segundo a Appa, a tendência de alta deve se manter durante todo o mês de setembro. “Entre as dez embarcações que já aguardam em porto e outras 11 anunciadas, são mais 731,09 mil toneladas de açúcar que devem ser carregadas nos portos de Paranaguá e Antonina”, afirmou em nota.

Até o fim do ano, a expectativa é de que, pelo menos, mais 2 milhões de toneladas sejam embarcadas, somente a granel, pelo terminal paranaense. A principal finalidade do açúcar embarcado na região é o refino para consumo doméstico e indústria alimentícia. Os três principais destinos do açúcar embarcado a granel no Porto de Paranaguá são Canadá, Argélia e Rússia.

Fonte: Agência Estado

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Moagem de cana no Centro-Sul recua 2,22% na safra 2025/26 até meados de janeiro, aponta UNICA

Na primeira quinzena de janeiro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Variedades IAC quadruplicam presença no Centro-Sul em oito safras

Perfil moderno, maior longevidade dos canaviais e avanço da mecanização impulsionam adoção...

DestaqueÚltimas Notícias

Safra segue desafiadora em Goiás, com recuperação condicionada ao clima

Presidente do Sifaeg avalia que ciclo 2026/27 ainda carrega impactos da seca,...