Home Últimas Notícias Exportações de açúcar devem avançam 15%, segundo USDA
Últimas Notícias

Exportações de açúcar devem avançam 15%, segundo USDA

Foto/ilustrativa: Crédito: Coopersucar
Compartilhar

As exportações de açúcar do Brasil devem avançar 15% na safra 2023/24, iniciada neste mês, para 32,4 milhões de toneladas, diante de um crescimento na moagem de cana no país e condições favoráveis no mercado. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 24, pelo adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A nova safra brasileira de cana está prevista em 661,4 milhões de toneladas, volume 6,5% maior que a anterior. Do total, 590 milhões de toneladas devem ser colhidas no centro-sul, 46,1 milhões a mais que na última temporada.

“A safra de cana-de-açúcar da região Centro-Sul teve um bom desempenho em 2022/23 devido às condições climáticas favoráveis. Os altos preços do açúcar também garantiram que os agricultores mantivessem suas áreas marginais para plantações de cana-de-açúcar”, disse o adido em relatório.

O incremento nas cotações do adoçante deve contribuir para que as usinas elevem a destinação de matéria-prima para fabricação da commodity no mix de produção. Segundo o USDA, o uso de cana para açúcar deve passar de 45,2% na safra passada para 47,8% em 2023/24.

Com isso, o adido projetou a produção de açúcar para 2023/24 em 42 milhões de toneladas, um aumento de 10,4% em relação ao ciclo anterior, devido ao maior volume esperado de cana para moagem.

O cenário abre espaço para que o maior país produtor e exportador global possa aumentar o volume de açúcar disponível para embarque.

Informações da Reuters/Marcelo Teixeira e Nayara Figueiredo
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usina de Paulicéia da Caeté espera 2,25 mi t de cana em 2026/27 e considera incluir milho

A usina do grupo Caeté (Carlos Lyra) em Paulicéia (SP) iniciou a...

Últimas NotíciasDestaque

Umoe Bioenergy inicia safra 2026/2027 com foco em eficiência operacional e estabilidade produtiva

Companhia dá início ao novo ciclo no oeste paulista com avanço em...

Últimas Notícias

Produtor de cana avança com novas estratégias para reduzir custos e ampliar produtividade

Uso de tecnologia e práticas agrícolas avançadas pautam encontro com especialistas do...