Home Últimas Notícias Feplana aponta papel estratégico da cana no Renovabio e cobra regulamentação de CBios
Últimas Notícias

Feplana aponta papel estratégico da cana no Renovabio e cobra regulamentação de CBios

Compartilhar

A garantia dos CBios para os canavieiros do país e demais produtores de matéria-prima de biocombustíveis materializa e transforma a sustentabilidade proposta pelo RenovaBio em geração de renda no campo. Também faz o justo reconhecimento a esse segmento no programa, como definido pela lei 15.082/24 – legislação construída após acordo histórico entre entidades dos agricultores e indústrias (Feplana, Unida, CNA, Única e Bioenergia).

Tais questões estratégicas do setor da cana foram destacadas na audiência Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), nesta terça-feira (30).

Alexandre Andrade Lima, vice-presidente da Feplana, aproveitou, inclusive, para cobrar a regulamentação urgente desta lei para fazer justiça social com o segmento canavieiro que responde pelo progresso econômico através da produção de cana e geração de emprego e renda em diversas regiões, especialmente nas pequenas e médias propriedades do país

“O RenovaBio é uma política pública técnica, econômica e socialmente estratégico para o Brasil. E os fornecedores de cana são atores centrais nesse processo”, afirmou Alexandre.

Diante de representantes de entidades do setor produtivo (fornecedores de matéria-prima e indústrias de biocombustíveis), órgãos governamentais, distribuidoras de combustíveis e especialistas, a audiência, ora convocada pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR), reforçou a importância de alinhar políticas públicas, mercado e setor produtivo nesta agenda de descarbonização que seja justa, inclusiva e economicamente viável.

Para sua consolidação, portanto, é preciso e urgente incluir os canavieiros no RenovaBio, ramo que é protagonista da bioenergia e uma parte essencial da agropecuária sustentável. E só com a garantia dos CBios se confere tal inclusão, conforme realçou o VP da Feplana.

Compartilhar

Ep. 27: Como a tecnologia está transformando as fábricas de açúcar?

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petróleo cai 5% para mínima em duas semanas após dias sem ataques entre EUA e Irã

Os preços do petróleo caíram cerca de 5% nesta terça-feira, 28, atingindo...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Queda do petróleo pressiona açúcar, mas déficit global limita perdas nas bolsas

Desvalorização do petróleo aumenta expectativa de maior produção de açúcar, enquanto StoneX...

Últimas Notícias

Açúcar brasileiro escapa de nova sobretaxa dos EUA, mas Brasil perde 36% da cota de exportação para 2027

Decisão do governo norte-americano mantém tarifa de 25% para embarques dentro da...