Home Últimas Notícias Feplana atua no Senado para aprovar PL dos CBios e transformá-la em lei ainda neste ano
Últimas Notícias

Feplana atua no Senado para aprovar PL dos CBios e transformá-la em lei ainda neste ano

Compartilhar

Nesta terça-feira (12), o senador Efraim Filho (DEM-PB), autor do Projeto de Lei (PL 3149-20), voltou a se reunir com a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e mais entidades do setor (Única, CNA, Bioenergia e outras) para tratar da transformação em lei deste PL que visa a garantia dos CBios para os canavieiros, hoje exclusivo às usinas.

O PL, aprovado pela Câmara Federal mês passado e que aguarda a aprovação do Senado e respectiva sanção presidencial, foi criado no ano de 2020 por Efraim quando era deputado a pedido do então presidente da Feplana, Alexandre Andrade Lima, hoje vice-presidente, presente no encontro de ontem com o senador em Brasília.

“O senador se comprometeu em atuar para agilizar a votação, talvez ainda em 2024. Já articulou uma reunião para as entidades tratarem do assunto com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado”, conta Alexandre, ao lado do representante do setor da CNA, Mirian Vaz, esperançosos na tramitação e aprovação dos CBios pelo Senado neste ano.

O PL tem o apoio do setor industrial sucroenergético também. Na reunião com o senador Efraim Filho nesta terça-feira, por exemplo, as usinas estavam representadas por Evandro Gussi (presidente da Única) e por Mário Campos (presidente da Bionergia, antigo Fórum Nacional Sucroenérgico).

No mês passado, por sinal, pela articulação e liderança das próprias entidades do setor, ocorreu a aprovação do PL direto no Plenário da Câmara, após a construção de um acordo dessas entidades dos produtores de cana e das usinas do Brasil, modificando o texto do projeto, então relatado pelo deputado Bemes Leocadio (União/RN), com o aval do senador Efraim, que garantiu 60% dos CBios para a cana do tipo padrão e até 85% dos ganhos de crédito para os agricultores do país com a sua cana então classificada como primária.

A Feplana defende que o texto seja votado também em regime de urgência pelo Senado neste ano, indo à sanção presidencial para que corrija a injusta exclusão dos canavieiros no RenovaBio, lei que tem concedido CBios para os produtores de biocombustível, este que é produzido majoritariamente no Brasil a partir da matéria-prima de cana de açúcar.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

Iniciativa une formação técnica e experiência prática para jovens que desejam iniciar carreira...

Últimas NotíciasDestaque

Safra de cana em Minas deve crescer 11,6% e atingir 83,3 milhões de toneladas em 2026/27

Segundo a SIAMIG Bioenergia, avanço é puxado por ganho de produtividade e...

Últimas Notícias

Governo deve anunciar aumento da mistura do etanol na gasolina para 32%

Medida que eleva teor de biocombustível compõe pacote do governo de ações...

Últimas Notícias

Tempo seco em área central do Brasil ameaça milho tardio, mas favorece colheita de cana

Um tempo mais seco em parte da região central do Brasil coloca...