Home Últimas Notícias Feplana convoca associações do setor canavieiro para votação do PL do CBios
Últimas Notícias

Feplana convoca associações do setor canavieiro para votação do PL do CBios

Compartilhar

Na quarta-feira (29), o Projeto de Lei (PL 3.149/20) será votado pela Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, em Brasília. O PL, de relatoria do deputado Benes Leocádio (União-RN), atualiza o RenovaBio, incluindo os canavieiros no Crédito de Descarbonização (CBios). Hoje, só as usinas são beneficiadas.

A fim de acompanhar a votação e mostrar a importância social da atualização da politica nacional de biocombustíveis, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, entidade que representa o setor a nível nacional, está convocando todas as associações afiliadas presentes nos estados brasileiros produtores de cana.

Paulo Leal, presidente da Feplana, avalia que a votação é a mais importante para o setor canavieiro dos últimos anos. O PL, de autoria do então deputado Efraim Filho (DEM-PB), foi solicitado pela própria Feplana em 2020, justamente, porque busca fazer justiça econômica e ambiental com setor agrícola.

“São em nossos canaviais onde ocorrem o secrestro de CO2 da atmosfera e a cana de açúcar é a matéria-prima do principal biocombustível do Brasil. Não é justo deixar o produtor de cana e de outras biomassas de fora do CBios”, diz Leal

“Não é justo mesmo. Vejamos: Já foram pagos R$ 18 bilhões de CBios para as destilaria de etanol, enquanto nós, produtores de biomassa, não participam. Deste montante, R$ 15 bilhões destinados só para as usinas de etanol de cana. E nada ou pouca coisa para os 60 mil produtores de cana no Brasil”, denuncia a Feplana.

Compartilhar
Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Índia permite exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar

A Índia autorizou a exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar...

Últimas Notícias

Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029

A Be8 e a Sumitomo Corporation do Brasil anunciaram nesta quinta-feira, 13,...

Últimas Notícias

Produtores de cana levam agenda da descarbonização e do etanol à COP30 em Belém

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil participará da...

Últimas NotíciasDestaque

Safra desacelera no Centro-Sul e mais de 120 usinas devem encerrar moagem até novembro

A moagem de cana na segunda quinzena de outubro alcançou 31,11 milhões...