Home Últimas Notícias Feplana pede a revisão de decreto do MME em defesa do mercado de CO2
Últimas Notícias

Feplana pede a revisão de decreto do MME em defesa do mercado de CO2

Foto/Ilustração
Compartilhar

Pouco tempo após publicado, o decreto federal criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) sobre os Créditos de Descarbonização (CBios) produziu efeito negativo no mercado, provocando a perda de 40% em seu valor, causada, principalmente, pela intervenção governamental ao adiar para o próximo ano as metas 2022 das distribuidores de combustíveis com os CBios.

Essa insatisfação foi colocada pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e demais entidades ligadas à cadeia produtiva dos biocombustíveis durante reunião com o staff do ministério, a exemplo do secretário-adjunto, Emmanuel de Abreu, na última quinta-feira (22).

“Ao invés de melhor estruturar esse mercado, com a adoção de medidas como incluir e dar segurança jurídica ao produtor rural no Cbios, e elevar a adição do biodiesel ao diesel, essa interferência governamental causou o descrédito dos operadores desse mercado, reduzindo seus valores a quase a metade do praticado antes”, diz Paulo Leal, presidente da Feplana.

Por esta e outras razões negativas, a federação canavieira, que responde por 60 mil produtores brasileiros de matéria-prima do biocombustível, junto às demais entidades desse setor, requereu uma revisão ampla e urgente deste decreto 11.141/2022, publicado em 22 de julho. O pleito foi feito em reunião com o secretário-adjunto do MME, Emmanuel Abreu, acompanhado de Rafael Bastos, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, e de Fábio Vinhado, que é o diretor de Biocombustível.

Na semana anterior a tal solicitação à pasta, a Feplana e mais entidades, já haviam pleiteado e conseguido do ministro de MME, Adolfo Sachsida, o adiamento da publicação de uma Medida Provisória sobre os CBios, então anunciada pelo ministério. A justificativa foi de que houve pouco tempo para ouvir as contribuições e críticas do setor de biocombustíveis a respeito, sendo esta a parte mais participe e interessada em quaisquer mudanças no CBios e no RenovaBio, principalmente quando se tratam de quesitos estruturantes para o setor e para a sociedade brasileira em geral.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...