Home Últimas Notícias Fertilizantes: pode de compra de fertilizantes por produtores teve crescimento de 4% em janeiro
Últimas Notícias

Fertilizantes: pode de compra de fertilizantes por produtores teve crescimento de 4% em janeiro

Compartilhar

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) pelos produtores de janeiro de 2025 fechou em 1.09, um crescimento de 4% em relação a dezembro de 2024. Apesar de uma recuperação no preço de algumas commodities, o aumento no preço médio dos fertilizantes contribuiu para o resultado desse mês.

A safrinha de milho deve apresentar um crescimento na área plantada em comparação com a safra anterior e com a proximidade do final da janela de plantio do milho safrinha, destaca-se a importância de os produtores rurais realizarem o planejamento para tomada de decisão para a compra de seus insumos. Diante de cenários desafiadores globais geopolíticos, se torna essencial um bom planejamento aproveitando as oportunidades de compra, além de evitar o acúmulo logístico nas entregas de fertilizantes e receber o insumo no momento ideal de aplicação.

No período, os fertilizantes apresentaram aumento médio de cerca de 3%, impulsionado pela subida na ureia em seguida pelo cloreto de potássio (KCl) e o superfosfato simples (SSP). Também foi registrado um aumento médio de 0.3% nas commodities consideradas para o índice. Esse cenário estável no preço das comodities é resultado de duas situações diferentes: queda de 2% no preço da soja em função da pressão causada pela expectativa de uma safra recorde no Brasil; e a subida de 2% no preço do milho resultante da crescente demanda do mercado interno e das quebras de safra no sul do país, na Argentina e Paraguai. A cana de açúcar e o algodão também apresentaram aumento de cerca de 1.7% e 2%, respectivamente.

Agora o mercado segue atento ao ritmo de colheita no Brasil e seus possíveis impactos na janela de plantio do milho de segunda safra. A atenção também se volta às quebras de safra já esperadas no Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai. Além disso, com o planejamento para a próxima safra de verão, incluindo produtos fosfatados, vale destacar a questão de qualidade e solubilidade dos produtos, onde observamos a importação de produtos fosfatados de baixa solubilidade que o produtor deve estar atento à qualidade dos produtos que está sendo oferecida.

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Setor da cana mobiliza ministros após defesa de subvenção ao secretário-executivo da Fazenda

A pedido do presidente da Câmara Federal, Hugo Mota, o secretário-executivo do...

Últimas Notícias

Shell está pronta para maior apoio à Raízen, dizem fontes

A Shell, parceira da Cosan na joint venture Raízen, está disposta a...

Últimas Notícias

Precatório de usina foi vendido ao Master em esquema de fraude e dinheiro está no exterior

Antigo dono do grupo João Santos diz que operação foi regular, mas...