Home Últimas Notícias Finep lança editais para financiamento de projetos de energias renováveis e bioeconomia
Últimas Notícias

Finep lança editais para financiamento de projetos de energias renováveis e bioeconomia

Refueling the car with biofuel
Compartilhar

O secretário-executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia (MME), Fernando Colli, representou a pasta no webinar de apresentação da seleção pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realizado nesta quarta-feira, 31. O objetivo é conceder recursos para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores em energias renováveis e bioeconomia.

Durante sua participação, Colli destacou a integração entre as políticas de inovação, industrial e energética para atingir o desenvolvimento econômico e social, focado em sustentabilidade. Segundo ele, no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), foram construídas missões a fim de nortear os esforços da Nova Indústria Brasil, com destaque para o papel do MME na transição energética.

“A transição energética é um imperativo, mas também uma oportunidade para o Brasil, temos todas as condições para sermos líderes no processo, com consequente crescimento econômico e geração de empregos de qualidade. Os investimentos em inovação são chave para que internalizamos processos produtivos e industriais”, reforçou Colli.

O secretário-executivo adjunto também destacou o alinhamento dos editais com a política de transição energética brasileira, que contempla a geração de energia com fontes renováveis, tecnologias de armazenamento de energia e hidrogênio de baixa emissão. Outro ponto de destaque foi a importância da inovação para o desenvolvimento de tecnologias de transmissão de energia, tanto no que diz respeito à infraestrutura quanto à digitalização.

Em 2023, o Brasil realizou os maiores leilões de transmissão da história e a meta do MME é manter o ritmo de atração desses investimentos em 2024. “A transmissão é o que permite com que o Brasil seja essa potência sustentável, com índices elevados de renováveis na matriz. Essa presença também é muito importante para o setor elétrico”, disse.

A iniciativa visa a apoiar projetos inovadores, de risco tecnológico e relevantes para a sociedade, com promoção do adensamento de cadeias produtivas nacionais em segmentos como solar, eólica, hidrogênio, armazenamento de energia, transmissão e combustíveis sustentáveis, tanto no campo da biotecnologia como no desenvolvimento de plantas piloto e de demonstração.

Conforme os editais, podem apresentar projetos empresas de todos os portes, que tenham iniciativas com nível de maturidade intermediário (TRLs entre 3 e 7).

MME
Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Grupo Colombo realiza investimento recorde na safra 2024/2025

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...