Home Destaque Fórum Nacional Sucroenergético emite nota contra redução de tributação do etanol importado
DestaqueEtanolÚltimas Notícias

Fórum Nacional Sucroenergético emite nota contra redução de tributação do etanol importado

Imagem/Ilustrativa: RPAnews
Compartilhar

O Fórum Nacional Sucroenergético, que representa a agroindústria produtora de etanol, açúcar e bioeletricidade em quinze estados produtores no Brasil, manifestou-se contrário à medida de isenção de tarifa de importação do etanol, oriundo do exterior e notadamente dos Estados Unidos, sem que haja a devida contrapartida para nossas exportações de açúcar, cuja importação é fortemente taxada pelos americanos.

“É constante nossa atuação por mais competitividade para nossos produtos e a defesa do livre mercado. Lembramos que a correlação que existe no Brasil entre a produção de açúcar e etanol é a mesma na indústria americana, em que se usa milho tanto para a produção de etanol quanto para xarope de milho, adoçante usado naquele país”, disse em nota.

Ainda de acordo com a entidade, o segmento tem que estar preparado para competir, mas as relações de comércio internacional devem ser bilaterais e com total equilíbrio em reciprocidade. E, no momento em que se inicia a safra de cana-de-açúcar na maior região produtora do Brasil, com decorrente aumento na oferta de etanol para o mercado interno, a entrada de produto estrangeiro pode afetar o planejamento das unidades de produção.

“Reconhecemos os problemas causados pelos preços dos combustíveis, aliás presentes em inúmeras economias do mundo, no entanto tememos que intervenções no mercado sem que se tenha a devida análise de causas e consequências, venham a ter repercussão negativa para a geração de investimentos no nosso setor, justo em um momento em que o Brasil assume postura ousada no incentivo à produção e consumo de biocombustíveis, após a conferência do clima COP-26 em Glasgow”, afirmou a entidade.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cosan deixará a Bolsa de Nova York em 18 de setembro

Cosan protocolou formulário na SEC para avançar com processo de deslistagem voluntária...

Últimas Notícias

Petribu arremata antiga Destilaria Água Limpa por R$ 19,4 milhões

Complexo de Monte Aprazível está desativado há mais de 13 anos e...

Últimas Notícias

Avanço dos biocombustíveis amplia necessidade de segurança cibernética das usinas brasileiras

Plantas de produção de etanol conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão...

açúcar
Últimas Notícias

Açúcar cristal segue em alta com oferta restrita em São Paulo

Maior moagem no Centro-Sul não resultou em aumento proporcional da disponibilidade do...