Home Últimas Notícias Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa emissão de carbono na operação
Últimas Notícias

Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa emissão de carbono na operação

Compartilhar

Com painéis dedicados ao tema, FenaBio conecta conteúdo técnico, inovação e negócios para apoiar a adoção do biocombustível pelas usinas

A busca por alternativas capazes de substituir combustíveis fósseis na operação das usinas tem ampliado o debate sobre o biometano no setor bioenergético. Produzido a partir do biogás, o combustível renovável vem ganhando destaque como solução para a frota pesada, a logística e a construção de uma cadeia produtiva mais alinhada à agenda de baixo carbono.

O tema será um dos destaques da FenaBio, conferência realizada nos dias 12 e 13 de agosto durante a 32ª edição da Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho (SP). A programação reunirá especialistas, empresas e lideranças para discutir os avanços, desafios e oportunidades ligados à produção e ao uso do biometano nas operações do setor.

Eficiência e sustentabilidade

A discussão acontece em um momento em que a cadeia bioenergética busca novas rotas de eficiência e sustentabilidade. Embora o setor seja reconhecido pela produção de energia renovável, parte das etapas agrícolas e logísticas ainda depende do diesel, especialmente no transporte de cargas, no plantio e na colheita. Com isso, o biometano aparece como alternativa para tornar essas atividades menos dependentes de combustíveis fósseis.

Movimentos recentes do mercado já indicam a aplicação dessa transformação. É o caso da BioRota, iniciativa da Copersucar que reúne mais de 70 caminhões movidos a biometano no transporte de açúcar das usinas associadas até o Porto de Santos. Abastecidos com o combustível renovável, os veículos ajudam a reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel. Com isso, a operação já substituiu cerca de 5 milhões de litros do combustível fóssil e evitou a emissão de mais de 8 mil toneladas de CO₂, mostrando o potencial da solução para diferentes cadeias logísticas.

“O biometano é uma das grandes oportunidades do setor bioenergético. É o nosso ‘Pré-Sal Caipira’, porque nasce dentro da própria cadeia produtiva e pode retornar a ela como combustível, trazendo mais eficiência para a logística e contribuindo para a descarbonização das frotas pesadas”, afirma Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana.

Credenciamento e vendas FenaBio

O credenciamento para a 32ª Fenasucro & Agrocana, gratuito e destinado a visitantes, assessorias e imprensa pode ser realizado por meio do site oficial do evento. Também estão disponíveis os ingressos para a 2ª edição da FenaBio, que podem ser adquiridos neste link.

Fenasucro & Agrocana

Reconhecida como a maior feira do mundo voltada à cadeia produtiva da bioenergia, a 32ª edição da Fenasucro & Agrocana deve reunir, em 2026, visitantes de mais de 80 países, mais de 600 marcas expositoras, com os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa. A feira, promovida pela RX e com apoio exclusivo do CEISE Br, se consolidou como a principal plataforma de conexão entre a indústria fornecedora e os compradores do setor bioenergético.

Em 2026, paralelo à feira, também ocorrerá o 13º Congresso Latino-Americano da ATALAC, evento internacional que reúne profissionais da América Latina e Caribe, realizado pela STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil). Mais informações no site www.fenasucro.com.br.

Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasOpinião

Quem deve liderar a transformação da gestão agrícola de uma usina?

Nos últimos anos, o setor sucroenergético passou a operar em um ambiente...

açucar
Últimas Notícias

Chuvas impulsionam recuperação pontual dos preços do açúcar cristal em São Paulo, diz Cepea

Apesar da reação no início de julho, média semanal do açúcar recuou...

Últimas Notícias

Preços do etanol acumulam queda de mais de 12% no primeiro trimestre da safra 2026/27, aponta Cepea

Maior oferta de etanol de cana e de milho pressionou as cotações...

Últimas NotíciasOpinião

Jalles segue bem preparada para mudanças, mas margens estão limitadas

Por Daniel Cobucci* O BB Investimentos esteve presente no Jalles Day 2026,...